segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sistema eletrônico facilita controle dos estoques da merenda escolar


Desde o início deste ano ficou mais rápido e fácil reunir informações sobre os alimentos consumidos na merenda escolar das 2.500 escolas estaduais e conveniadas do Paraná. O sistema de Acompanhamento do Programa na Escola (APE-eletrônico), desenvolvido pela Celepar, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação, tornou possível acompanhar, em tempo real, todos os produtos que entram e saem dos estoques de merenda das escolas. O sistema reúne informações da alimentação dos 1,3 milhão de estudantes da rede estadual.

Antes, as escolas tinham que preencher manualmente planilhas com as informações de controle de estoque da merenda. O levantamento era encaminhado até o quinto dia útil do mês ao Núcleo de Educação e chegava ao setor de Logística e Infraestrutura da Secretaria da Educação 30 dias depois.

Agora, os responsáveis pelos estoques da merenda nas escolas preenchem os dados no sistema e a informação fica disponível, em tempo real, para os Núcleos Regionais de Educação e para a equipe de Alimentação Escolar da Secretaria. “Com o sistema, conseguimos ter uma informação em tempo real, para que os ajustes necessários possam ser feitos na hora. Podemos nos antecipar aos problemas”, explicou a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski. Outra vantagem é que todo o processo agora é feito de forma eletrônica, sem necessidade de papel. 

“É uma ferramenta inédita para o controle da merenda. Racionalizamos o tempo, porque visualizamos tudo o que consta no estoque. Também conseguimos filtrar os dados, saber qual é o alimento mais consumido e o cardápio mais aceito em cada escola”, explicou Márcia.

Em Prudentópolis, na região Central, o APE-eletrônico facilitou o trabalho de Fátima de Lurdes Furman, responsável pelo estoque da merenda do Colégio Estadual Vila Nova. “Todos podem acompanhar meu relatório de forma online. Agora tenho um controle melhor dos produtos que estão no estoque, posso visualizar e verificar o que vai chegar para a escola. Já sei a quantidade e a capacidade de cada embalagem que vou receber. Vai facilitar bastante”, explicou Fátima.

ESTOQUE COMPLETO - O novo sistema permite que a equipe responsável pela merenda nas escolas tenha o controle mais preciso sobre os alimentos, como o prazo de validade de cada produto e a quantidade disponível no estoque. Esse tipo de informação facilita o trabalho das merendeiras. Maria Aparecida de Souza faz as receitas para os cerca de 300 alunos que consomem a merenda no Colégio Estadual Vila Nova e sabe o que pode colocar no cardápio de cada dia. “Eu vou até as salas e vejo quantos alunos estão na escola para fazer a quantidade certa de merenda. Assim evitamos o desperdício”, afirmou Maria.

O diretor do Colégio Vila Nova, Luiz Romualdo Klosovski, explicou que com uma boa gestão do estoque faz toda a diferença. “A merenda vai funcionar como um relógio, se ela tiver uma gestão muito bem feita. Impossível faltar merenda, se você geriu bem todos os produtos não tem como faltar”, disse o diretor.

No Colégio Estadual Alberto de Carvalho, também em Prudentópolis, o APE-eletrônico deixou mais fácil o controle da merenda. “Com o sistema fica mais organizado e melhor para controlar os alimentos. Ficou melhor para visualizar o que temos no estoque e para remanejar alguma coisa se for preciso”, disse Eliane Kuchlea, responsável pela merenda na escola.

Marcelo Fabrício Chociai Komar, diretor do Colégio Alberto de Carvalho, também ressaltou a importância de uma boa gestão no cuidado com os alimentos da merenda. “Nós temos um gerenciamento muito bom nessa questão de controle de estoque. Não há desperdício”, afirmou.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Nenhum comentário:

Postar um comentário