terça-feira, 8 de abril de 2014

Audiência Pública esclarece como a Estrada da Graciosa será recuperada


O vice-governador Flávio Arns, junto com o prefeito de Morretes, Helder Teófilo, o diretor geral do DER, Nelson Leal Junior, o superintendente Regional Leste do DER, Gilberto Loyola e o prefeito de Antonina, João Ubirajara, na audiência pública sobre as obras da estrada da Graciosa. Morretes, 07/04/2014. Foto: Orlando Kissner/ANPr

A população de Morretes e da Antonina conheceu na última segunda-feira (7) o cronograma de obras e as ações do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) para recuperar a Estrada da Graciosa. O vice-governador, Flávio Arns, e técnicos do DER explicaram como será a construção da ponte, feita em concreto, e que permitirá a liberação do tráfego na região. Um trecho da rodovia foi destruído em 13 de março por conta das fortes chuvas. 

O diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior, disse que a obra terá duas etapas. Ele explicou a comerciantes e lideranças políticas locais que, até junho, será concluída meia-pista da Estrada da Graciosa, liberado o trânsito de veículos leves. Após essa fase, o DER estima que até o início do segundo semestre de 2014 toda a obra será concluída. “O DER trabalha contra o tempo para que essas obras sejam feitas da maneira mais eficaz e segura para que a população possa transitar pelo local, movimentando o comércio e turismo da região”, disse Leal Junior. 

O diretor-geral do DER explicou que a melhor solução é uma estrutura definitiva, porque o local do desastre é estreito e cheio de curvas. “Não há como colocar uma ponte provisória neste ponto, como as usadas pelo Exército”, disse. 

Para construir a ponte será preciso fazer antes fazer o trabalho de fundação, para colocação dos pilares e das cabeceiras. Depois, peças de concretos serão montadas para dar sustentação à ponte. Na etapa seguinte serão colocados os paralelepípedos em cima da estrada, recuperando as características originais da Graciosa. 

Para o prefeito de Antonina, João Ubirajara Lopes, com a explicação do DER a população pôde entender o que realmente será feito pelo Governo do Paraná. “As explicações foram claras e a população compreendeu a situação. Com isso, todos têm condições de se programar até que a obra seja feita para minimizar os danos”, explicou. 

Além das explicações técnicas da obra, foram discutidas ações conjuntas entre prefeituras, comerciantes e o Governo do Paraná para atrair os turistas e visitantes para Morretes e Antonina. “Tanto governo como as prefeituras vão apoiar toda ação que promova uma divulgação positiva para alavancar a economia da região. O Governo do Paraná vai trabalhar para promover atividades nas áreas de cultura, turismo e esporte para apoiar a população”, disse o vice-governador, Flávio Arns. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário