segunda-feira, 30 de junho de 2014

CARISMA E LUTA



CARISMA E LUTA
"[..]Cida Borghetti nasceu em Caçador (SC), passou a infância em Curitiba e tem suas bases eleitorais concentradas principalmente na Capital e na região norte do Estado. Estimulada pelo pai, Ivo Borghetti, militante getulista de carteirinha, entrou na política ainda na adolescência, filiando-se ao PDS Jovem.
Antes foi empresária na área da comunicação. Trabalhou como produtora do primeiro Talk Show do Paraná, chamado Curitiba Vip, da Rede Bandeirantes de Televisão, e, posteriormente, dirigiu a agência de marketing e propaganda VGB Comunicações.
Unindo carisma, bom-humor e a motivação em servir a comunidade aprendida na Igreja, Cida Borghetti não encontrou barreiras na entrada para a vida pública. Trabalhou como voluntária do Provopar em Maringá, chefiou o escritório de representações do Paraná em Brasília, foi candidata à prefeitura de Maringá, e, em 2003, eleita deputada estadual pelo Partido Progressista, com 53.225 votos, sendo reeleita, em 2006, com mais de 66 mil votos.
Nestas eleições elegeu-se deputada federal pelo PP com mais de 147 mil votos, sendo a deputada mais votada da história do Paraná. Leva uma experiência interessante para a Câmara Federal. Autora de 92 leis estaduais, deputada Cida Borghetti (PP) deixará legado de preocupação com causas sociais na Assembleia Legislativa.
Com experiência acumulada de dois mandatos consecutivos, a deputada tem uma imagem de política atuante engajada em causas sociais. “Para promover reformas estruturais na legislação brasileira e ampliar as políticas públicas que já implantamos com grande sucesso aqui no Paraná, lancei-me na disputa por uma vaga de deputada federal”, afirmou a deputada, lembrando que atualmente a bancada federal do Paraná não tem nenhuma mulher.
“Nesses quase oito anos de mandato, pudemos dar nossa contribuição para o Estado com leis importantes em diversos segmentos. Mas o poder de legislar do deputado estadual é limitado, muitas mudanças precisam vir de cima”, explica Cida Borghetti, que é recordista em atividade na Assembleia Legislativa.
Uma das leis propostas pela deputada que tiveram maior repercussão no Paraná determina o controle da frequência dos alunos na rede estadual de ensino, prevendo responsabilização civil e até criminal dos pais de alunos com elevado número de faltas na escola.
Outra lei bastante debatida, que se arrastou durante anos na Assembleia Legislativa e passou a vigorar depois da intervenção da deputada, instituiu as regiões metropolitanas do Paraná. Foi o ponto de partida para discussões importantes, como a integração do transporte entre municípios de regiões onde há conurbação, assuntos como coleta de lixo, consórcios intermunicipais de saúde, uso de recursos hídricos e habitação passaram a ser planejados de forma integrada nas regiões metropolitanas do interior do Estado após o advento desta lei.
Mas na opinião de Cida Borghetti, a instituição do Dia de Luta contra o Câncer de Mama é sua iniciativa de importância direta para os paranaenses. Ela lembra que a doença faz mais de 600 vítimas anualmente no Paraná, e, em sua opinião, o estímulo às campanhas de prevenção e a realização de exames poderá reduzir a mortalidade nos próximos anos.
Na área ecológica, a deputada tem duas leis de incentivo à produção de biodiesel, uma lei que prevê o repovoamento de rios do Paraná, com distribuição de filhotes de peixes nativos, e, ainda, uma matéria sancionada recentemente que estimula a cultura do bambu.
Cida Borghetti também liderou discussões importantes, entre elas, a reestruturação da Defensoria Pública do Estado e a valorização dos profissionais da educação, da saúde e da segurança pública.
Em novembro, participou na bancada federal paranaense de duas reuniões para debater o Orçamento Geral da União de 2011: a primeira com entidades representativas do Estado e a segunda com o governador eleito Beto Richa. A deputada, em mais uma demonstração de força e liderança afirmou que esse é o momento da união da bancada federal, das entidades representativas paranaenses e do Governo do Estado na atração de investimentos e na solução de demandas históricas do Paraná. “As eleições passaram e agora é momento da união. Precisamos trabalhar juntos pelo Paraná. Focar em saúde, educação e segurança pública, e construir um Estado melhor para vivermos”, disse. [..]" por Mariana Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário