quinta-feira, 5 de junho de 2014

Copa do Mundo invade escolas estaduais do Paraná


Exposicao sobre a Copa do Mundo 2014 no Colegio Estadual Dom Pedro II. 05-06-14. Foto: Hedeson Alves

Exposicao sobre a Copa do Mundo 2014 no Colegio Estadual Dom Pedro II, na foto a aluna Brenda Wrubel Pinheiro. 05-06-14. Foto: Hedeson Alves

O clima de Copa do Mundo se espalhou por várias escolas estaduais do Paraná. Atividades relacionadas ao tema estão sendo desenvolvidas em todas as partes do estado. As exposições com o resultado dos trabalhos e pesquisas dos alunos podem ser vistos nos cadernos, nas paredes e no pátio dos colégios. 

Em Curitiba, a Escola Estadual Dom Pedro II organizou uma exposição envolvendo todos os alunos, professores e funcionários. A mostra é aberta à comunidade e pode ser conferida até este sábado (7). 

Os 650 alunos da escola na Capital fizeram pesquisas e trabalhos com o tema da Copa envolvendo todas as disciplinas do currículo. “Há três meses começamos a organizar o trabalho para que a Copa do Mundo fosse discutida e pensada em todas as disciplinas. O resultado foi positivo porque os alunos se motivaram com o assunto e correram atrás para fazer as pesquisas. Aprenderam muito em todas as disciplinas”, destacou a diretora Ruthi Mara Trentin Moraes. 

MERENDA INTERNACIONAL - O tema Copa do Mundo empolgou tanto que as merendeiras da escola vão preparar cardápios especiais, com temperos e ingredientes da cultura dos países que jogarão em Curitiba. 

Em matemática, os alunos trabalharam os conteúdos dentro de uma visão crítica sobre o mundial. “O trabalho de matemática me chamou atenção para algo importante que são os valores gastos com a Copa. Só com o valor do Estádio Mané Garrincha daria para aplicar na construção de hospitais de alto padrão”, contou o aluno do 9º ano, Lucas Frison. 

O aluno Matheus Moralo Ferreira ficou contente em juntar matemática com futebol. “Gostei do trabalho de matemática juntando raiz quadrado com coisas do futebol”, disse. “Fizemos pesquisas de Ciências sobre as riquezas minerais e vegetais dos países que estarão na Copa”, falou a aluna do 6º ano, Jiulia Lopes Zucon. 

Para a estudante Brenda Wrubel Pinheiro, 9º ano, três trabalhos chamaram sua atenção. “As fábulas que foram escritas sobre o mascote, à análise dos gastos da Copa e também o trabalho de artes que inseriu os pontos turísticos de Curitiba como partes do corpo humano, foi bem legal”, ressaltou Brenda. 

O Colégio Estadual Maria Carmella de Souza, do município de Presidente Castelo Branco, fará uma exposição sobre a Copa do Mundo no dia 11 de junho. 

LITORAL - No Colégio Estadual Paulo Freire, em Pontal do Paraná, a exposição dos alunos começou na quinta-feira (5). Cerca de 250 estudantes, dos oitavos anos do ensino fundamental e dos primeiros e terceiros anos do ensino médio, produziram trabalhos relacionados ao Mundial de Futebol. A atividade foi desenvolvida na disciplina de inglês e coordenada pela professora Benely Leal dos Santos. 

As 32 seleções que vão participar da Copa, as 12 cidades sedes e os estádios onde serão disputados os jogos, foram pesquisados e fazem parte da exposição que começou quinta-feira e ficará na escola durante o período do Mundial. “Os alunos tiveram que fazer trabalhos bem criativos, usando material diferenciado e usando várias técnicas. Vale a criatividade e a organização dos estudantes”, explicou a professora Benely. 

Um grupo de estudantes usou sementes de abóboras para fazer a camisa da seleção da França. Cartazes, bandeiras e maquetes dos estádios também fazem parte da exposição. A aluna Lana Oliveira, de 16 anos, do 3º, foi uma das participantes da atividade. O grupo dela fez um trabalho sobre a Arena Salvador, da Bahia. 

“Procuramos mostrar coisas diferentes, pontos turísticos para as pessoas daqui que não conhecem e a vista de dentro do estádio”, disse Lana. Mas a exposição dos alunos do Colégio Paulo Freire não mostra apenas o lado bom da Copa. 

“Também prestamos atenção nos gastos que tiveram com o estádio, que foi maior que a previsão inicial. As pessoas precisam olhar para esse lado também”, afirmou. Lana. O grupo do aluno Bruno Felipe Fogassa, 16, do 3º ano, trabalhou com a Arena Brasília, do Distrito Federal. “Nós fizemos críticas aos gastos da Copa. Gostei de fazer esse tipo de trabalho”, afirmou. 

A professora Benely gostou do envolvimento dos alunos. “É motivador para eles e para o professor, porque é gratificante ver o resultado final”, definiu. 

A Copa do Mundo será disputada do dia 12 de junho a 13 de julho. Curitiba vai receber quatro jogos do Mundial: Irã e Nigéria, dia 16 (16h); Honduras e Equador, dia 20 (19h); Austrália e Espanha, dia 23, (13h) e Argélia e Rússia, dia 26 (17h). Todas as partidas serão disputadas na Arena da Baixada. 

LIVRO DA COPA - Várias atividades são desenvolvidas nas escolas com o apoio do livro. “O Contexto do Futebol no Mundo: do senso comum à crítica pedagógica”, publicado pela Secretaria da Educação e pela Coordenação Geral da Copa do Mundo 2014, distribuído na rede pública estadual e também em escolas especiais atendidas pelo Governo. 

O livro, lançado em abril de 2014, foi produzido por 61 professores da rede estadual de ensino. A publicação integra o tema Copa do Mundo às disciplinas curriculares e o seu conteúdo faz parte do planejamento curricular escolas estaduais. 

Saiba mais sobre o trabalho do governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr ewww.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário