quinta-feira, 5 de junho de 2014

Richa diz que Gestão Ambiental do Paraná garante agilidade e transparência


O governador Beto Richa afirmou nesta quinta-feira (5), na abertura do 5º Fórum Mundial do Meio Ambiente, que acontece em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, que o Sistema de Gestão Ambiental (SGA), lançado por ele nesta semana, irá agilizar e dar transparência aos processos de licenciamento, fiscalização e outorga ambiental.

“É uma ferramenta, capaz de reunir dados georreferenciados, leis, normas e padrões que permitirão maior interação entre o usuário ambiental e o poder público, com mais transparência nas informações”, disse o governador. “É de responsabilidade do poder público criar mecanismos de gestão que agilizem o licenciamento ambiental, sem abrir mão do papel fiscalizador. 

Realizado pelo Grupo de Líderes Empresariais, o Fórum Mundial do Meio Ambiente tem como tema central a agenda possível para conciliar a sustentabilidade e o desenvolvimento. Participam cerca de 250 lideranças empresariais e políticas, pesquisadores e organizações socioambientais. 

DIÁLOGO - O governador afirmou que a política ambiental adotada pelo Governo do Estado é de corresponsabilidade e diálogo com as empresas e os produtores rurais. “Hoje ninguém mais questiona o fato de que o desenvolvimento econômico precisa ser harmonizado com a preservação do ambiente. O que se discute é qual a agenda mais adequada, respeitando-se as características ecológicas, econômicas e sociais de cada país e de cada região”, disse Richa. 

“Nós fizemos a opção pela integração com o setor produtivo, pois acreditamos que a fiscalização de caráter orientador é mais produtiva que a ação puramente penalizadora”, declarou o governador. 

FÓRUM NO PARANÁ – Participaram da abertura do Fórum Mundial do Meio Ambiente o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o presidente do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), João Dória, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto. 

Esta é a segunda vez que o Paraná sedia o Fórum Mundial do Meio Ambiente. O evento prossegue até esta sexta-feira (6) e tem como tema central “Sustentabilidade e Desenvolvimento: qual a agenda possível”. 

O governador Beto Richa disse que o fato de o Paraná receber duas vezes consecutivas o Fórum Mundial é mais uma demonstração que o Estado tem ações na área ambiental que são referências para o Brasil. “São exemplos o Sistema de Gestão Ambiental e programa Bioclima”, disse Richa. Lançado no início da gestão, o Bioclima se pauta pela educação ambiental, pela ação preventiva e por uma ampla parceria com o terceiro setor, com os municípios e com a iniciativa privada. 

O presidente do Lide, João Dória, disse que o apoio do governo estadual ao evento e a presença do governador demonstram o apreço ao meio ambiente, à sustentabilidade e aos valores do debate. “Temos aqui grandes ambientalistas brasileiros e internacionais, presidente de entidades representativas do setor e vamos avaçar nos debates sobre mudança climática, preservação das florestas e princípios e legislação da área ambiental, visando, sobretudo, o convívio harmônico entre homem e meio ambiente”, disse Dória. 

Um dos destaques desta edição é a presença do escritor, educador e ambientalista norte-americano Bill McKibben, que fará palestra sobre “Mudanças Climáticas”. O presidente do IAP, Luiz Tarcísio, apresentará as ações do Paraná para a preservação ambiental no painel “Políticas Públicas Ambientais”. 

PRESENÇA- Participaram da abertura do Fórum o presidente da Lide Ambiental, Roberto Klabin; o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno; o secretário estadual da Comunicação, Marcelo Cattani; o secretário do Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira; o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone; a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, e o deputado estadual André Bueno. 

TURISMO – Logo após o Fórum Mundial do Meio Ambiente, Richa esteve no Festival Internacional de Turismo das Cataratas do Iguaçu. O evento reúne operadores, hoteleiros, guias de turismo, governo e iniciativa privada. 

Um dos mais importantes do Mercosul para divulgação do turismo do Mercosul, a feira é direcionada à geração de negócios. São cerca de 800 expositores. As 14 regiões turísticas do Paraná são divulgadas no evento. 

“Estou impressionado com o grande número de pessoas prestigiando este evento, que difunde o turismo do Paraná, nossa cultura, nossa gastronomia, as belezas naturais de cada região”, afirmou o governador, que esteve acompanhado pela presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, e a vice-prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi. “O turismo é um importante setor, que impacta em diversas outras áreas, gerando empregos e riqueza”, afirmou o governador. 

A presidente da Paraná Turismo disse que o Festival de Turismo das Cataratas é um dos maiores eventos do país. “É um local onde apresentamos os principais produtos turísticos do Paraná, como a gastronomia, o turismo religioso e de eventos e negócios. É a oportunidade para todas as regiões turísticas do Estado apresentarem suas ações”, disse ela.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: 

www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

Nenhum comentário:

Postar um comentário