sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Clarín obtém vitória judicial contra Cristina



POR SILVANA ARANTES
da Folha de S. Paulo, em Buenos Aires (Argentina)


O Grupo Clarín, maior conglomerado de mídia argentino, obteve sua primeira vitória na Justiça contra a Lei de Serviços Audiovisuais, que o governo da presidente Cristina Kirchner conseguiu aprovar no Congresso em outubro passado.

A lei regula os mercados de rádio e TV com o objetivo, segundo o governo, de erradicar os "monopólios" do setor.

Os limites impostos à propriedade de concessões de canais e ao volume de audiência por empresa privada obrigam o Clarín a reduzir seus negócios no mercado de TV a cabo, em que é líder no país. O Clarín teria, por exemplo, que se desfazer do canal de notícias a cabo que possui para manter seu canal de TV aberta --a nova lei não permite que uma mesma empresa tenha as duas coisas.

Um juiz federal deferiu nesta quarta-feira (16) medida cautelar requisitada pelo Clarín, por considerar inconstitucionais dois artigos cruciais da lei.

A decisão do juiz derruba o prazo de um ano que a lei estabelece para as empresas já atuantes no mercado adaptarem-se às novas regras, desprendendo-se de parte de seus negócios, até se enquadrarem aos limites de mercado fixados.Leia na ÍNTEGRA http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u668384.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário