sábado, 19 de dezembro de 2009

Pesquisa Datafolha aponta Serra com 37% e Dilma com 23% para Presidência



Segundo levantamento, Ciro Gomes tem 13% e Marina Silva, 8%.
Instituto entrevistou mais de 11 mil pessoas no país.

Do G1, em São Paulo

Pesquisa Datafolha divulgada na edição deste domingo (20) do jornal "Folha de S.Paulo" (que chegou às bancas neste sábado em São Paulo) aponta o governador José Serra (PSDB-SP) com 37% e a ministra Dilma Rousseff (PT) com 23% das intenções de voto para presidente da República.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) aparece com 13% e a senadora Marina Silva (PV), com 8%. A escolha oficial dos candidatos pelos partidos ocorrerá somente no ano que vem.

O Datafolha entrevistou 11.429 pessoas em todo o país entre os últimos dias 14 e 18. A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos. Dez por cento dos entrevistados disseram que não sabem em quem votarão e outros 9% afirmaram que votarão em branco, nulo ou em ninguém.

De acordo com a pesquisa, a diferença entre Serra e Dilma é de 14 pontos nos cenários com e sem Ciro Gomes. No levantamento anterior, de agosto, a diferença variava entre 19 e 25 pontos, de acordo com o cenário.

No cenário em que, em vez de Serra, o candidato do PSDB é o governador de Minas, Aécio Neves, Dilma tem 26%, Ciro, 21%, Aécio, 16% e Marina, 11%. Com Aécio e sem Ciro, Dilma tem 31%, Aécio, 19% e Marina 16%. Nesta quinta, Aécio anunciou que desistiu de disputar a indicação para ser o candidato do PSDB à Presidência.

Na hipótese de segundo turno entre Serra e Dilma, o governador teria 49% e a ministra, 35%, segundo a pesquisa. Contra Ciro, Serra venceria por 51% a 28%, de acordo com o levantamento. Em um hipotético segundo turno entre Dilma e Ciro, a ministra teria 40% e o deputado, 35%, informou o Datafolha.
Governo Lula

O Datafolha também apurou o grau de aprovação ao governo Lula, avaliado como ótimo ou bom por 72% dos entrevistados, índice recorde, de acordo com o jornal - na pesquisa anterior, em agosto, a aprovação do governo alcançava 67%.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1421599-5601,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário