domingo, 20 de dezembro de 2009

Imprensa livre é Internet Livre

Por Pedro Doria

A liberdade da internet está seriamente ameaçada, no Brasil. Desta vez, a blogosfera, em geral tão ativa na luta por seus direitos, não percebeu que a sombra da censura prévia paira acima de todos nós. É quase Natal, época em que, sugere o bom gosto, deveríamos todos falar de assuntos agradáveis. Mas não dá.


Se o Supremo Tribunal Federal se manifestar a respeito do caso movido por Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, contra o Estado de S. Paulo, ele poderá enfim decidir o mérito: se o Judiciário tem ou não o direito de impor censura prévia. Se não for neste caso, será em outro. Por enquanto, a dúvida está lá.

Quando os americanos elevaram a liberdade de imprensa a questão pétrea de sua Constituição, no final do século 18, era uma defesa de gente miúda que com suas prensas de tipos móveis imprimiam panfletos com ideias fortes e as faziam circular pelo país. Blogueiros de seu tempo.

Durante o século 20, liberdade de imprensa por um tempo talvez tenha parecido uma liberdade apenas de grandes empresas de comunicação.

Mas não é: liberdade de imprensa é a essência da liberdade da internet. É o que praticamos todo dia. É a liberdade de tornar público o que se pensa, o que se imagina, o que se sabe. É a liberdade essencial de todo cidadão numa democracia que a era digital reforça, reafirma. Leia na ÍNTEGRA http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia+link,imprensa-livre-e-internet-livre,3265,0.shtm#

Nenhum comentário:

Postar um comentário