quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Entrada da Venezuela no Mercosul provoca divisões no Paraguai

A entrada da Venezuela no Mercosul divide opiniões entre as autoridades do Paraguai, país que ficou com a última palavra sobre a decisão, depois que o Congresso brasileiro aprovou a adesão do país presidido por Hugo Chávez ao bloco.

BBC Brasil

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Hector Lacognata, disse nesta quarta-feira, em Assunção, que o governo poderá reenviar ao Congresso Nacional, em março, o projeto sobre o ingresso da Venezuela no Mercosul.

"Quando retiramos (o projeto) do Congresso, falamos que era preciso debater, primeiro, o assunto com os senadores, para que essa questão pudesse voltar, de maneira consensual, à ordem do dia", disse. Lacognata disse que, após o recesso parlamentar, voltará a "conversar sobre o assunto" com a Comissão de Relações Exteriores do Senado, para onde será enviado o texto do Executivo.

Segundo o chanceler, a decisão final caberá aos senadores paraguaios. Ele ressaltou que "o Congresso tem independência e autonomia" para "tomar suas decisões".

Afirmou ainda que espera que "não pressionem" o Legislativo do país para que a entrada da Venezuela no Mercosul seja aprovada. leia na Íntegra http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/12/17/ult5017u437.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário