domingo, 20 de dezembro de 2009

O desafio dos 15 pontos



De Felipe Patury, na Veja Por Fábio Campana

Um dos principais objetivos da campanha da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, é reduzir a dianteira que seu adversário, o governador José Serra, tem em São Paulo.

A meta de Dilma é evitar que o tucano obtenha no estado uma vantagem superior a 4 milhões de votos, ou 15% do eleitorado local. Se conseguir, será um feito e tanto.

Um levantamento realizado por um instituto ligado ao PSDB indica que, no mínimo, 57% dos paulistas pretendem votar em Serra. Hoje, a ministra teria, no máximo, 14% dos votos paulistas.

Caso esses números se confirmem, a diferença a favor de Serra alcançaria 12 milhões de votos, o equivalente a 10% do eleitorado nacional. Essa margem dificilmente seria recuperada no resto do país.

A mesma pesquisa dá outra indicação das dimensões de como São Paulo se converteu em um dique para as ambições petistas. Hoje, o candidato tucano ao governo do estado, Geraldo Alckmin, teria de 57% a 70% dos votos no primeiro turno.

No cenário que lhe é menos favorável, Alckmin concorreria com a petista Marta Suplicy, que ficaria com 17% dos votos. No mais favorável, disputaria com o deputado Antonio Palocci.

Preferido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Palocci não ultrapassa os 3%. Não é por outro motivo que ele tem dito a seus correligionários que não está disposto a enfrentar Alckmin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário