sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Toffoli irá relatar pedido de investigação contra Arruda no Supremo


foto FABIO MOTTA/AE

Por MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) José Antonio Dias Toffoli será o relator do pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, para investigar o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), sem autorização da Câmara Legislativa.

Além do parecer de Toffoli, o caso ainda precisará passar pelo plenário. A expectativa é de que o STF só tome uma decisão no início do ano que vem, quando terminar o recesso do Judiciário.

Gurgel entrou com uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) na noite de ontem na Suprema Corte contra o artigo da Lei Orgânica do DF que determina que a ação contra o governador só pode ser aberta com a autorização dos deputados distritais.

Na Adin, o procurador-geral afirma que a lei do DF não pode se sobrepor à Constituição, que define a competência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) para processar e julgar governadores.

A iniciativa de Gurgel atende a um pedido da subprocuradora-geral da República, Raquel Dodge, que atua no inquérito da Polícia Federal na Operação Caixa de Pandora --que investiga Arruda, secretários do governo do DF e deputados distritais por suposto pagamento de propina a parlamentares da base aliada.Leia na ÍNTEGRA http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u668418.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário