domingo, 20 de dezembro de 2009

Fábio Barreto pode passar por nova cirurgia após exames; cineasta sofre acidente



POR DIANA BRITO
colaboração para a Folha Online, no Rio

A equipe médica do Hospital Copa D'Or, na zona sul do Rio, analisam na manhã desta segunda-feira (21) se o cineasta Fábio Barreto, 52, terá de passar por uma nova cirurgia. Barreto sofreu um acidente de carro na noite deste sábado (19), e permanece internado em estado grave na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neurológica.

Ontem, ele já havia sido submetido a uma operação neurológica no Hospital Municipal Miguel Couto, para onde foi levado após ser socorrido. Barreto foi transferido pela manhã para o Copa D'Or e, segundo os médicos, deverá realizar uma tomografia amanhã cedo para verificar se será necessário um novo procedimento cirúrgico

"Ele não corre risco, neste momento, de morrer, mas antes de operar o cérebro, corria", afirmou o médico Paulo Niemeyer. Segundo ele, ainda é cedo para saber se o cineasta sofrerá algum tipo de sequela. "A preocupação agora é salvar a vida dele", afirmou.

De acordo com o diretor médico do Hospital Copa D'Or, Antônio Carlos Moraes, a cirurgia realizada na noite de ontem aliviou a pressão no cérebro de Barreto. Porém, somente a partir dos exames que serão realizados amanhã é que os médicos saberão se o quadro dele melhorou, ou se houve um aumento na lesão.

A previsão, segundo Niemeyer, é que Barreto fique internado na UTI do hospital por, pelo menos, mais uma semana. Ele permanece sedado e respira com a ajuda de aparelhos.

Carinho

Durante o dia, além da família de Barreto --que evitou falar com a imprensa--, muitos artistas e colegas de profissão passaram pelo hospital para obter notícias sobre o cineasta.

"Os familiares estão mais tranquilos e situação está mais controlada. Os médicos disseram que o perigo da madrugada passou", afirmou o também cineasta Sergio Resende.

"Vamos fazer corrente de oração para ele melhorar logo", disse a atriz Cristiana Vieira. "Estamos aqui. Estamos com esperança", completou a colega Patrícia Pillar, acompanhada de Ciro Gomes.

O cineasta Guel Arraes, o ator Fábio Lago e o músico Orlando Moraes --marido de Glória Pires, que atuou no filme "Lula, o Filho do Brasil", dirigido por Barreto-- também estiveram no local.

Acidente

O veículo de Barreto capotou por volta das 23h de ontem na rua Real Grandeza, no acesso ao chamado túnel velho, no bairro Botafogo.

De acordo com a assessoria do cineasta, ele voltava do aeroporto Tom Jobim (Galeão), quando sofreu o acidente. Ainda segundo a assessoria, ele iria para o Piauí, onde participaria de um festival de cinema, mas não conseguiu embarcar.

Entre outros, Barreto dirigiu o filme "Lula, o Filho do Brasil", que conta a história do presidente desde seu nascimento, em 1945, em Pernambuco, até sua consagração como líder sindical, em 1980, no ABC paulista http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u669383.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário