sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Senador republicano retira veto a embaixador dos EUA no Brasil

Após receber garantias da Casa Branca, George LeMieux abre caminho para confirmação de Thomas Shannon.

BBC Brasil
para estadao.com

De Washington para a BBC Brasil - O senador republicano George LeMieux, da Flórida, confirmou em um comunicado em sua página na Internet que suspendeu o bloqueio à indicação de Thomas Shannon como novo embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

Em seu primeiro mandato como senador, LeMieux manteve bloqueada a confirmação de Shannon por considerar suas posições muito progressistas em relação ao regime castrista de Cuba e também como forma de protesto à posição do governo americano em relação à deposição de Manuel Zelaya da Presidência de Honduras.

De acordo com ele, a decisão de derrubar o veto foi tomada depois de ter recebido garantias de que o governo de Barack Obama continuará apoiando a oposição cubana e retomará a emissão de vistos para cidadãos de Honduras, suspensa depois da queda de Zelaya.

O senador disse que conversou, nesta semana, com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, sobre suas preocupações em relação à América Latina, principalmente com relação aos retrocessos da democracia e o aumento de regimes autoritários na região.

Segundo ele, a secretária lhe deu garantias de que a política do governo de Barack Obama na América Latina, particularmente em Honduras e Cuba, será a de promover os ideais e metas da democracia.

"Como resultado destas discussões com a secretária Clinton e outros funcionários do Departamento de Estado, estou satisfeito em informar vários exemplos concretos deste compromisso", disse LeMieux no comunicado.

"Em Honduras, os EUA continuarão normalizando as relações com o governo desse país e o presidente eleito, Porfírio Lobo. Os procedimentos de vistos serao normalizados. Em Cuba, os EUA retomarão o processo para que organizações sem fins lucrativos solicitem ajuda para a promoção da democracia." Leia na ÍNTEGRA http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,senador-republicano-retira-veto-a-embaixador-dos-eua-no-brasil,484109,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário