sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aliado do ministro: Se Negromonte errou, governo errou junto


no Terra Magazine
Marina Dias
Mário Negromonte é alvo de novas denúncias de irregularidades e se vê isolado dentro de seu partido (Foto: Renato Araujo/Agência Brasil)

A situação do ministro das Cidades, Mário Negromonte, está cada vez mais difícil frente às novas denúncias de irregularidade que envolvem as obras de infraestrutura para a Copa do Mundo de 2014. Grande parte da bancada de seu partido, o PP, já discute sua substituição no início do próximo ano, na reforma ministerial prevista pela presidente Dilma Rousseff.
Nelson Meurer (PP-PR), ex-líder do PP na Câmara e um dos únicos deputados que ainda estão com Negromonte, diz que o ministro não cometeu erros. Mas que, se cometeu, não o fez sozinho.
"Tenho certeza de que Mário Negromonte não cometeu erros e que tudo foi muito bem estudado para que os recursos pudessem ser aplicados para o desenvolvimento do Estado para a Copa de 2014. Mas é bom que fique claro que todas as decisões tomadas não são apenas de Mário, mas de um conjunto de governo. Isso tudo foi analisado pelo governo", declarou Nelson Meurer em entrevista a Terra Magazine.
Segundo reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Ministério das Cidades forjou um documento para a aprovação de um novo projeto de transporte público para Cuiabá, capital do Mato Grosso, no valor de R$ 1,2 bilhão. O Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foi questionado pela Controladoria-Geral da União (CGU) em relatório de 8 de setembro deste ano, mesmo dia em que a pasta comandada por Negromonte produziu uma nota técnica adulterada para respaldar a proposta.
A maior parte da bancada do PP já isolou Negromonte e trabalha para a substituição do ministro logo no início do ano que vem. A intenção dos líderes do partido é não perder a pasta e o poder nas obras do Mundial de 2014. Diversos parlamentares comemoraram a série de denúncias que atingem o ministro.
Para o ex-líder do PP, porém, esse comportamento é de um grupo que "apoiou José Serra nas eleições de 2010 e não a presidente Dilma, como fizemos eu e Mário Negromonte. E, agora, esses parlamentares querem derrubar o ministro, mas quem escolhe se ele fica ou não é a presidente Dilma".
Nelson Meurer foi indicado pelo ministro para ser o líder da bancada do PP na Câmara, mas foi destituído do cargo em 12 de agosto deste ano, e substituído pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB). Segundo o ex-líder, há um grupo dentro do PP comandado pelos senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Benedito de Lira (PP-AL), e pelos deputados Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo Da Fonte (PE), que trabalha apenas "para defender interesses particulares".

Nenhum comentário:

Postar um comentário