terça-feira, 22 de novembro de 2011

Governo deve anunciar plano de irrigação no semiárido da Bahia


Agencia Estado no G1

São Paulo, 22 - O governo deverá anunciar, na primeira quinzena de dezembro, um programa de irrigação do semiárido nordestino que pretende impulsionar o plantio de cana-de-açúcar ao longo do vale do Rio São Francisco. A informação é do presidente do Sindicato de Açúcar e Etanol da Bahia, Carlos Gilberto Farias. Segundo ele, o projeto compreenderá uma área de 100 mil hectares plantados com cana. A meta de produção é de 11 milhões de toneladas em um corredor conhecido como "caminho do Sertão", que se estende desde a Bahia até Pernambuco.
Para processar esta cana, Farias disse que deverão ser construídos cinco greenfields (usinas), com capacidade de 2 milhões de toneladas cada uma, que contarão com a participação da Petrobras Biocombustível em parceria com outros grupos econômicos. Farias, que além de presidente do sindicato baiano, também é proprietário da Agrovale, responsável por 80% da produção de cana da Bahia, que nesta safra deve atingir 3,2 milhões de toneladas. Segundo ele, um canal de irrigação de 48 quilômetros já está pronto e deverá regar 15 mil hectares no curto prazo.
O diretor de etanol da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castello Branco, não confirma a informação. Segundo ele, a Petrobras Biocombustível estuda vários investimentos e, apesar da estratégia da companhia estar focada no Centro-Sul em função de menor custo e facilidades logísticas, investimentos no Nordeste não estão excluídos. "Mas não estes investimentos anunciados hoje", disse. Na meta de produção de Petrobras Biocombustíveis, a empresa deverá chegar em 2015 com 5,6 bilhões de litros de etanol. Até o momento, a produção é de 1,1 bilhão de litros, com investimentos já realizados para se chegar a 2 bilhões de litros no médio prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário