sexta-feira, 11 de novembro de 2011

IBGE tem falha no site e antecipa dados de inflação e emprego


Segundo o instituto, IPCA de outubro subiu 0,43%, contra alta de 0,53% no mês anterior; já o emprego industrial caiu 0,4% em setembro

da Agência Estado
RIO - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na noite desta quinta-feira, 10, nota de esclarecimento informando ter ocorrido "falha no sistema de publicação de informações" no site do instituto, hoje à tarde. A falha permitiu a divulgação antecipada de dados de pesquisas que só seriam anunciados amanhã de manhã.
Com isso, o instituto resolveu antecipar dados que seriam anunciados somente nesta sexta-feira, que acabaram sendo disponibilizados hoje à tarde em seu portal. Entre os dados antecipados agora pela instituição estão os de inflação e emprego industrial.
O IPCA de outubro subiu 0,43%, contra alta de 0,53% em setembro. Em outubro de 2010, o indicador avançou 0,75%. O resultado ficou dentro do intervalo das estimativas do AE Projeções, de 0,37% a 0,48%, e em linha com a mediana de 0,43%.
Já o emprego industrial caiu 0,4% em setembro. O Índice Nacional de Construção Civil, por sua vez, subiu 0,38% em outubro.
O IBGE informou, por meio de sua assessoria de imprensa, detalhes sobre como ocorreu o vazamento. Somente os títulos dos comunicados das pesquisas que seriam anunciadas amanhã vazaram, e não os comunicados na íntegra.
O IBGE informou que as informações dos títulos não chegaram a ser disponibilizadas no portal do instituto. Mas, devido ao vazamento, poderiam ser acessadas via outras tecnologias, como celulares por exemplo.
A comunicação do instituto foi informada do vazamento às 18h30 e elaborou comunicado disponibilizando para todo o seu mailing as informações antecipadas, prezando igualdade de acesso à informação pública. Amanhã, na coletiva do IPCA de outubro, estarão disponíveis os gerentes responsáveis pela disponibilidade de conteúdo na página do IBGE, que poderão dar maiores detalhes sobre como a falha ocorreu.
A nota de esclarecimento do IBGE informa que os resultados completos dos indicadores antecipado hoje estarão disponíveis amanhã às 9h no site da instituição.
Confira abaixo a íntegra do texto:
"Nota de Esclarecimento
Uma falha no sistema de publicação de informações no site do IBGE permitiu que alguns usuários tivessem acesso antecipado aos resultados de indicadores econômicos que seriam divulgados apenas amanhã (11/11), às 9h. Por este motivo e de acordo com o princípio de igualdade de acesso à informação pública, o IBGE está divulgando hoje (10/11) os seguintes números:
- Índice Nacional da Construção Civil varia 0,38% em outubro
- Emprego industrial varia -0,4% em setembro
- IPCA de outubro fica 0,43%
Os resultados completos desses indicadores estarão disponíveis amanhã (11/11), às 9h, no site do IBGE."

Nenhum comentário:

Postar um comentário