quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Alvaro Dias: Venezuela trará "turbulência permanente" ao Mercosul



Do Diego Salmen para Terra Magazine

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), a aprovação da entrada da Venezuela no Mercosul é um "equívoco" que vai trazer uma "turbulência permanente" ao bloco regional.

"A aprovação compactua, de certa forma, com o regime de desrespeito ao Estado de Democrátio de Direito", diz o senador, em referência ao mandato do presidente Hugo Chávez à frente do país. "Não vai acrescentar nada ao Brasil, nem ao Mercosul".

Por 35 votos a 27, o Senado aprovou nesta terça-feira, 15, a adesão do país vizinho ao Mercosul. Agora, os venezuelanos só dependem da aprovação do Congresso do Paraguai para entrarem de maneira definitiva no organismo. Os parlamentos da Argentina e do Uruguai já ratificaram o ingresso.

"Isso vai estimular o Paraguai a também aprovar", avalia o congressista tucano. "Não veria influência econômica (na ausência da Venezuela), porque as relações econômicas com o Brasil não seriam afetadas".

Atualmente, o maior superávit do Brasil é registrado no comércio com o país de Hugo Chávez: U$$ 4,6 bilhões, segundo Darc Costa, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela.

"No período de janeiro a julho de 2009, o comércio com a Venezuela representou 9,9% do saldo comercial brasileiro", contou Costa em agosto a Terra Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário