segunda-feira, 27 de junho de 2011

Luciano Ducci entrega obra e autoriza reabertura da Rua 24 Horas

principal



O prefeito Luciano Ducci entregou à cidade na tarde desta segunda-feira (27) as obras de reforma e revitalização da Rua 24 Horas. Na entrega das obras, Ducci e o presidente da Urbs, Marcos Isfer, assinaram a ordem de serviço que autoriza o administrador da rua a iniciar a implantação das lojas de comércio e serviços que vão compor a nova 24 Horas.
“A entrega desta obra é mais um passo para devolver a Curitiba um ponto de turismo, serviços e comércio, que será também um novo ponto de encontro das famílias curitibanas”, disse Luciano Ducci.
Todos os detalhes arquitetônicos que tornaram a Rua 24 Horas conhecida no mundo inteiro foram preservados na reforma, entre eles, os grandes arcos internos e externos e o relógio que marca as 24 horas do dia. A previsão é que a Rua 24 Horas reabra ao público, com lojas e serviços, em setembro deste ano, exatos 20 anos depois de sua inauguração, em setembro de 1991.
Luciano Ducci disse ainda que a reabertura da 24 Horas beneficiará todo o entorno. “Teremos aqui comércio, serviços, lazer, gerando uma movimentação importante para a região. Esta rua, por sua importância histórica e econômica, faz parte de um amplo projeto de revitalização do Centro, que inclui o Paço Municipal e a rua Riachuelo, reformados há pouco tempo”, afirmou.
Participaram da entrega da obra o deputado federal Fernando Francischini e os vereadores Julieta Reis e Professor Galdino, além do idealizador da Rua 24 Horas, o arquiteto Abraão Assad.
Investimento - O presidente da Urbs, Marcos Isfer, destacou o empenho do prefeito Luciano Ducci na reabertura da Rua 24 Horas e agradeceu aos vereadores que aprovaram a verba necessária às obras.
“Sem esta reforma não conseguiríamos atrair comerciantes e empreendedores. Com a reforma pronta, agora só falta a instalação das lojas para que os curitibanos tenham de volta a sua 24 Horas, que será ocupada de acordo com a realidade atual, com toda a segurança e conforto para comerciantes e usuários”, disse Isfer.
Na obra foram investidos R$ 4,1 milhões. A reforma mantém as características arquitetônicas da rua, aí incluídos os arcos e o relógio que marca as 24 horas do dia. Foram feitas, entre outras obras, a troca de cobertura, pisos, sistema elétrico e hidráulico e novo cabeamento.
Dentro da nova programação da Rua 24 Horas, serão instaladas chocolateria, revistaria, livraria, auto atendimento bancário, farmácia, cyber café, souvernires, agência de turismo, correio, confeitaria, artesanato, praça de alimentação, sorvetes, tabacaria, armarinhos, locadora de veículos, relojoaria, chaveiro, laboratório fotográfico, perfumaria e cosméticos.
Adaptada à realidade dos tempos atuais, a nova rua terá uma área de funcionamento 24 horas – com farmácia, livraria e auto atendimento bancário. Quando ela foi inaugurada há 20 anos o comércio noturno – ao contrário do que ocorre hoje – limitava-se, no geral, a algumas farmácias de plantão que ainda não atuavam no conceito de serem também lojas de conveniências.
A administração da Rua 24 Horas será feita pela MC Corretora de Imóveis Ltda, empresa contratada a partir de licitação, e terá acompanhamento e gerenciamento da Urbs. O contrato tem prazo de dez anos e prevê o repasse para o município de 53% do faturamento com a locação das lojas, permitindo investimentos em outros equipamentos públicos.
A reabertura da Rua 24 Horas, prevista para setembro, deverá gerar de imediato 90 empregos diretos nas lojas e outros 20 para administração e segurança. Além de segurança privada, contratada pelo administrador, a Rua terá câmeras de monitoramento.
A entrega da obra agradou moradores da região. O aposentado Carlos Theodoro disse que esperava pela conclusão desta obra. “É muito importante a reabertura da Rua 24 Horas, que vai valorizar o bairro e trazer de volta os turistas para o Centro da cidade”, disse. Outro morador que elogiou a obra foi Eduardo Seixas. “Moro no Centro há 30 anos e sei da importância que a Rua 24 Horas tem a para a cidade e para o desenvolvimento do comércio local. Aprovei a nova Rua 24 Horas”, disse.
História - A Rua 24 Horas é uma galeria que liga as ruas Visconde de Nacar e Visconde do Rio Branco. Marcou época em Curitiba ao ser inaugurada com atendimento dia e noite, num tempo em que o comércio à noite ia pouco além de algumas farmácias de plantão.
A Rua 24 Horas foi cenário de fotos de casamentos e formaturas e era um dos principais pontos de encontro dos curitibanos seja para um lanche da tarde, uma compra rápida, uma reunião de amigos no fim da tarde, ou a comemoração de um aniversário.
Com o tempo, a 24 Horas passou a necessitar de reformas na estrutura e de mudança no conceito de atendimento dia e noite, o que levou a maioria dos comerciantes a abandonar o projeto. A rua foi fechada em setembro de 2007 e duas licitações para reforma e administração foram frustradas por falta de interessados.
No ano passado, o prefeito Luciano Ducci inverteu o processo ao determinar que o próprio município fizesse a reforma da Rua para que ela tivesse condições de voltar a funcionar. A estratégia deu certo e, com a reforma pronta, o que não falta é interessados em abrir suas lojas e serviços na nova 24 Horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário