segunda-feira, 27 de junho de 2011

Programas de Curitiba serão adotados em todo o Paraná


principal

Os programas de prevenção da Secretaria Antidrogas de Curitiba serão adotados pelo Governo do Estado nos demais municípios paranaenses. O convênio de cooperação técnica entre Prefeitura e Governo do Estado foi assinado nesta segunda-feira (27) pelo governador Beto Richa e pelo prefeito Luciano Ducci, na solenidade de abertura do 16ª Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas.
“Luciano Ducci e eu criamos em Curitiba a primeira Secretaria Antidrogas do Brasil. Os resultados superaram nossas expectativas e agora vamos levar os principais programas para todo Paraná. A luta contra as drogas deve ser travada por toda sociedade. Por isso, Prefeitura e Governo estão unindo forças”, afirmou Beto Richa.
“Em Curitiba, o programa de prevenção as drogas é feito por todas as secretarias. Para nós é uma honra ver nossos programas copiados por outras cidades. Além da prevenção, estamos trabalhando para qualificar e empregar nossos jovens. A ocupação profissional é fundamental para evitar o contato com as drogas”, afirmou Luciano Ducci.
De acordo com o coordenador estadual Antidrogas, Jorge Pilotto, o Bola Cheia e o Papo Legal serão os primeiros programas replicados em todo Paraná.
No Bola Cheia, crianças e adolescentes de escolas e centros de educação municipais se reúnem nas sextas-feiras e sábados, entre 21h e 1h, para desenvolver práticas esportivas, culturais e educativas, sob a supervisão de profissionais da Secretaria Antidrogas.
O programa Papo Legal promove a interação e a troca de informações, além da distribuição de cartilhas educativas aos participantes.
Na solenidade de abertura da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, o governador Beto Richa assinou ainda o decreto que estabelece o dia 26 de junho como Dia Estadual de Combate às Drogas.
Participaram do evento a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; o secretário estadual da Saúde, Michelle Caputo Neto; o secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César; a secretária estadual de Justiça, Maria Tereza Uille; o secretário municipal Antidrogas, Hamilton Klein; o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Mayor; deputados federais e estaduais e representantes de comunidades terapêuticas ligadas à recuperação de usuários de drogas.
Programação - As atividades da semana de prevenção ao uso de drogas seguirão em Curitiba até a sexta-feira (1), com debates sobre Políticas Públicas Estaduais Antidrogas e Gestão em Rede. Na terça-feira (28), as atividades serão no Plenarinho da Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas.
Na quinta-feira (30), também a partir das 9 horas, o debate será na Câmara Municipal, com o tema Redução da Oferta. À noite, no Tribunal de Justiça, será apresentado o tema Estudo, Pesquisas, Legislação, Internamento Involuntário. Na, sexta-feira (1), o debate será em torno do Tratamento e Redução de Danos, na Prefeitura Municipal de Curitiba.
Mais informações sobre a programação da semana estão no site: http://www.seju.pr.gov.br/antidrogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário