quarta-feira, 27 de abril de 2011

Capital do Sudão quer implantar modelos de Curitiba



O planejamento urbano e social de Curitiba pode servir de guia para o novo plano diretor da cidade de Cartum, capital do Sudão, no Norte da África. “Neste ano de 2011 estamos readequando o nosso plano diretor iniciado anos 50 e renovado em 1973.
Planejamos a nossa cidade para daqui a 25 anos e o modelo de Curitiba nos interessa porque é o melhor”, afirmou o governador de Cartum, Abdulrhman Ahmed Al Khidir, em visita ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta quarta-feira, 27.
A afirmação do governador sudanês foi endossada pelo embaixador daquele país no Brasil, Abd Elghani Elaim, que liderou a missão em visita a Curitiba e ao Paraná. “Curitiba tem um plano integrado nas áreas social, ambiental e de transporte. É uma cidade com ideias criativas que abrangem aspectos multiculturais. Tem plano com visão de futuro que atende a diferentes necessidades dos habitantes”, destacou o embaixador.

Segundo Elaim, a escolha pela visita a Curitiba se deu pelo conhecimento dos avanços da cidade na área do planejamento. No Ippuc, os representantes da cidade sudanesa assistiram a uma palestra sobre o processo de planejamento de Curitiba e assistiram a um vídeo sobre a evolução da Rede Integrada de Transporte, coordenada por Liana Valliceli, da assessoria de Relações Externas com a participação de técnicos da Urbs.
Parceria - A grande Cartum, capital sudanesa situada às margens do Nilo, tem cerca de 5,5 milhões habitantes e é sede e polo de um estado onde vivem cerca de 7 milhões de pessoas.
De acordo com o governador Abdulrhman Ahmed Al Khidir, um dos pontos de interesse é a implantação de um sistema de transporte nos moldes do BRT curitibano. “Vamos enviar uma missão para ser treinada em Curitiba”, disse.
A comitiva sudanesa busca em Curitiba e no Paraná os exemplos de sucesso nas áreas do transporte, habitação, meio ambiente e de combate à pobreza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário