terça-feira, 26 de abril de 2011

Secretário pede apoio do governo federal para melhorar aeroportos no PR


O secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, apresentou nesta terça-feira (26), em Brasília, ao ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira, o plano aeroviário do Estado do Paraná. O secretário destacou a necessidade de investimento nos vários aeroportos paranaenses.

José Richa Filho chamou a atenção, em especial, para a situação aeroviária da região Oeste: “A fronteira do Paraná precisa de um aeroporto regional adequado para atender a demanda que vem aumentando substancialmente nos últimos anos”, disse ele. O secretário lembrou ainda a urgência de executar obras de ampliação no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Outro assunto tratado com o ministro foi a possibilidade de implementar, no Estado, o sistema de Parcerias Público Privadas (PPPs) para fortalecer o segmento aeroviário, com investimentos destinados a ampliar e implantar aeroportos em regiões que estão em fase de desenvolvimento, mas que ainda não possuem um serviço aéreo à altura de suas necessidades.

O ministro Wagner Bittencourt de Oliveira afirmou que considera importante abrir em várias frentes a discussão de investimentos no setor aéreo e que está disposto a incentivar, no âmbito do poder público, o diálogo voltado para a melhoria e desenvolvimento do modal aéreo.

José Richa Filho também entregou ao ministro a relação dos aeroportos que funcionam no Estado do Paraná, aos cuidados do Departamento Hidro-Aero-Ferroviário, da Secretaria dos Transportes. De acordo com o órgão, o número de passageiros nos aeroportos públicos paranaenses cresceu 204% nos últimos 15 anos.

O Paraná conta com a quarta melhor infraestrutura aeroportuária do País e dispõe atualmente de 40 aeroportos e aeródromos públicos mantidos por administrações municipais (36) e pela Infraero (4). Além disso, há 59 aeródromos privados distribuídos em várias regiões do Estado, sendo oito asfaltados. Os aeroportos operados pela Infraero são o Afonso Pena e o Bacacheri, em Curitiba, e os de Londrina e Foz do Iguaçu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário