segunda-feira, 25 de abril de 2011

Fórum das Secretarias = Pelo quarto ano, Curitiba deve superar melhor marca do Ideb no país


principal
Prefeito Luciano Ducci, participa do Fórum de Secretarias e Órgãos da Prefeitura de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui, com a presença de todos os secretários municipais, superintendentes e diretores. 
Curitiba, 25/04/2011 
Foto: Brunno Covello/SMCS

Curitiba deve superar a média 6.0 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2011 e continuar pelo quarto ano com a melhor pontuação entre as cidades brasileiras, antecipando em quatro anos a previsão do Ministério da Educação. "Esse é o resultado de todas as ações nas áreas de educação que aliam a execução de conjunto de obras sem precedentes, qualificação dos professores, pedagogia e métodos educacionais avançados", disse o prefeito Luciano Ducci nesta segunda-feira, 25, na abertura do Fórum de Secretarias e Órgãos da Prefeitura de Curitiba.
O fórum vai avaliar ações da prefeitura e expôs no seu primeiro encontro os projetos e programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Instituto Municipal de Turismo e Agência Municipal de Desenvolvimento. "Estamos fazendo muitas obras em todos os bairros e regiões de Curitiba. O fórum servirá de maior intereção entre as secretarias e órgãos da prefeitura. Vamos aproximar o trabalho de cada área, entrosando as equipes, trocando ideias para atender melhor a cidade e a população”, pontuou Ducci.
Organizado pelo Instituto Municipal de Administração e Secretaria do Planejamento, os encontros vão acontecer a cada 15 dias e a cada rodada, três secretarias/órgãos farão apresentações. A secretária de Educação, Liliane Sabbag, abriu as apresentações, seguida por Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal do Turismo e dos diretores da Agência Municipal de Desenvolvimento, Gilberto Camargo e Manoel Barcelos.
principal
Educação - Uma das principais metas da Educação para 2011 é manter Curitiba com o melhor Ideb do Brasil, com pontuação acima de 6.0, superando o índice de 2010, que foi de 5.7, acima dos 5.5 definidos pelo Ministério da Educação. “Nossas avaliações até o momento indicam que superaremos o índice de 6.0”, afirmou Liliane. A previsão do MEC é de alcançar os 6 pontos em 2015.
Outro avanço na Educação é com ampliação das vagas em creche, onde o compromisso da prefeitura é chegar até o fim de 2011 com mais 5.600 crianças atendidas, seja em creches públicas ou em creches conveniadas. A meta para 2012 são 9.283 novas vagas. A prefeitura já entregou três novas creches, está construindo 9, o prefeito assinou a ordem de serviço para construção de mais 8, de outras duas reformas e uma ampliação. No total, serão mais 4.128 vagas.
Turismo - No Turismo Curitiba também demonstra índices crescentes de visitação, permanência e gastos por turistas. Em 2010 a cidade recebeu 3,4 milhões de visitantes, 8,8% a mais que em 2009. A média de permanência de cada turista na cidade também passou de 4.6 para 4.8 dias. O gasto médio do turista por dia foi ainda maior - passou de US$ 80,86 para U$ 91,15 por turista, cerca de 12% a mais que em 2009, o que totalizou U$1,5 bilhão em 2010.
“As premiações que Curitiba tem recebido nos últimos anos com certeza influencia na quantidade de turistas e de eventos que a cidade recebe”, disse Juliana. A secretária também apresentou a nova marca da cidade, o Curta Curit!ba.
Os diretores da Agência Curitiba apresentaram números do Bom Negócio, Tecnoparque e outros programas de desenvolvimento econômico e social vereadores João Claudio Derosso, presidente da Câmara Municipal, João do Suco, líder do governo na Casa, e Celso Torquato participaram do Fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário