sábado, 30 de abril de 2011

Luciano Ducci visita Feira do Emprego, na praça Osório, que continua no domingo


principal
O prefeito Luciano Ducci participou, na manhã deste sábado (30), da abertura da 3ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, na Praça Osório.
Curitiba, 30/05/2011
Foto:Cesar Brustolin/SMCS

O prefeito Luciano Ducci participou, neste sábado (30), da abertura da 3ª Feira do Emprego e da Capacitação Profissional, na Praça Osório. Durante o final de semana, entre 9h e 17h, 53 empresas estão reunidas oferecendo mais de 5 mil vagas de emprego.
Organizada pela Secretaria Municipal do Trabalho, a Feira faz parte das comemorações do Dia do Trabalho, 1º de Maio. “Quando se faz uma feira grande como esta, se facilita para as pessoas que buscam oportunidades e para as empresas que estão atrás de mão de obra. A Grande Curitiba já tem a menor taxa de desemprego de todas as regiões metropolitanas do país. Com esta iniciativa, conseguimos abrir as portas do mercado de trabalho para mais pessoas”, comenta Luciano Ducci.
Estão sendo oferecidas oportunidades de emprego nas áreas de alimentação, recepcionista, supermercados, ensino, telecomunicações, conservação e limpeza, manobrista e saúde.
Vindo de Portugal há apenas três meses, João Rodrigues Alves Barreira viu na Feira a oportunidade de encontrar o primeiro emprego em terras brasileiras. “Minha esposa é brasileira e vim viver com ela. Estou adorando Curitiba. A Prefeitura está de parabéns por esta iniciativa. Tenho certeza que sairei daqui com uma oportunidade encaminhada”, afirma.
Os interessados devem comparecer munidos das carteiras de identidade e de trabalho, CPF e comprovante de endereço.
O estudante Luan César da Silva, de 16 anos, também está em busca da primeira oportunidade profissional. “Ouvi no rádio sobre a feira e vim correndo. Avisei todos meus amigos. É uma grande chance para nós que estamos começando”, diz.
Celene Souza, que veio de Manaus há pouco tempo, está confiante. “Já distribui muitos currículos e preenchi muitas fichas”.
Qualificação - Na Feira também estão sendo oferecidas oportunidades de qualificação profissional. São 1,5 mil vagas do programa Próximo Passo – voltado para beneficiários do Bolsa Família – na área de construção civil e outras 500 vagas do Plano Territorial de Qualificação (Planteq) divididas entre construção civil, técnico em informática e administração.
Empresas – A Feira é uma grande oportunidade também para as empresas. “Temos grande oferta de oportunidades. Temos vagas para o varejo e indústria, que sempre precisam de grande número de trabalhadores”, conta a consultora de Recursos Humanos, Letícia Hartl.
Em outra empresa de RH, Daniel Figueiredo, comemora a experiência. “Estamos participando pela primeira vez. Não tenho dúvida de que vamos preencher as 500 vagas que oferecemos. Fantástica iniciativa”, garante.
Outros serviços - A feira conta ainda com a participação da Agência de Fomento do Paraná, da Fundação de Ação Social (FAS) e das secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e da Saúde, que está vacinando contra a gripe três grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde: idosos (60 anos e mais), grávidas em qualquer idade gestacional e bebês entre 6 meses e 23 meses.
A Secretaria da Saúde está prestando informações e distribuindo material informativo sobre Saúde do Trabalhador. Além disso, o Hospital de Clínicas está cadastrando voluntários para doação de medula óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário