Objetivo do encontro entre executivos do setor e representantes do governo é discutir o planejamento para atender à crescente demanda por voos, que ocorre historicamente no final do ano
Glauber Gonçalves e Irany Tereza, de O Estado de S. Paulo
RIO - Os presidentes da TAM, Líbano Barroso, e da Webjet, Fábio Godinho, chegaram há pouco no prédio da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Rio de Janeiro para a reunião com a presidente da agência, Solange Vieira. Eles estão reunidos no momento com outros executivos do setor de aviação e representantes do governo, com objetivo de discutir o planejamento para atender à crescente demanda por voos, que ocorre historicamente no final do ano. Eles preferiram não falar com a imprensa antes da reunião, que deve terminar ao final da manhã, hoje no Rio. Após o encontro, os participantes da reunião devem participar de coletiva de imprensa, para comentar as medidas debatidas.
A agência está preocupada com o risco de problemas nos aeroportos em dezembro, durante as festas de fim de ano. O receio desta vez não é a repetição do caos no controle de voo, como ocorreu em 2006, no rastro do desastre do Boeing da Gol. O risco vem da combinação de três fatores: a afluência em massa de passageiros estreantes, vindos da nova classe média; a venda de passagens além da capacidade das companhias, e o despreparo dos aeroportos em receber usuários que desconhecem os procedimentos de embarque.
Segundo o Estado apurou, a prática de venda de passagens para voos extras ainda não autorizados está preocupando a diretoria da Anac. Apenas uma grande companhia teria vendido cerca de 10 mil passagens acima da capacidade dos voos programados para o período.
Nenhum comentário:
Postar um comentário