terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Aliado de Dirceu vai assumir Relações Institucionais



Ex-prefeito de Angra dos Reis e considerado ‘cria’ do ex-ministro, deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) vai substituir Padilha, que será titular da Saúde

Vera Rosa e Bruno Boghosssian, de O Estado de S.Paulo
O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) será o ministro da Secretaria de Relações Institucionais do governo Dilma Rousseff. O titular da pasta é responsável pela articulação política do Palácio do Planalto com o Congresso, mas, na configuração planejada por Dilma, as grandes negociações serão levadas pelo ministro da Casa Civil, Antonio Palocci. Na prática, Luiz Sérgio cuidará do "varejo" com a Câmara e o Senado.
Presidente do PT do Rio de Janeiro, o deputado foi convidado nesta terça-feira, 21, por Dilma a assumir o cargo no lugar de Alexandre Padilha, que irá para o Ministério da Saúde. Ex-prefeito de Angra dos Reis, Luiz Sérgio é considerado "cria" do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.
Na noite desta terça, deputados do PT e até de outros partidos comemoravam a indicação de Luiz Sérgio em um esvaziado plenário da Câmara. "Quero minhas emendas!", brincou o ex-petista Chico Alencar (PSOL-RJ).
Metalúrgico. Com formação profissional de metalúrgico e um histórico de atuação no movimento sindical, o futuro ministro tem uma biografia alinhada às bases do PT. Apesar de sua atuação discreta como parlamentar, Luiz Sérgio foi eleito em outubro para seu quarto mandato na Câmara.
Nascido na região rural de Angra dos Reis, litoral sul do Estado do Rio, Luiz Sérgio trabalhou como operário em um estaleiro local a partir dos 17 anos, participou da militância sindical e assinou a Carta de São Bernardo, um dos documentos que marcaram a fundação do PT, em 1980.
Foi presidente do Sindicato de Metalúrgicos de Angra, além de vice-prefeito e prefeito do município. Em 1998, foi eleito deputado federal pela primeira vez e reeleito em 2002, 2006 e 2010. Este ano, recebeu 85 mil votos no Estado - segundo candidato a deputado federal mais votado do PT no Rio e com 18,4% dos votos de Angra dos Reis, seu principal reduto eleitoral.
CPI
Luiz Sérgio foi o relator da CPI dos Cartões Corporativos, em 2008. O documento final da investigação, assinado por ele, foi aprovado sem menções ao dossiê sobre gastos do governo Fernando Henrique Cardoso e sem indiciamentos, apesar de apontar irregularidades no uso dos cartões tanto no governo Lula quanto no governo tucano.
Durante a campanha das últimas eleições presidenciais, Luiz Sérgio assumiu o papel de pacificador diante da militância petista do Rio, após o episódio em que o candidato José Serra (PSDB) foi atingido por um objeto durante um evento de campanha na capital fluminense. O presidente regional do PT organizou reuniões para pedir calma aos cabos eleitorais e evitar embates na reta final da campanha que elegeu a petista Dilma Rousseff .

Nenhum comentário:

Postar um comentário