A Prefeitura de Curitiba lançou nesta segunda-feira (18) o simulador de potencial construtivo. O prefeito Luciano Ducci participou do lançamento. A ferramenta está disponível na internet e pode ser acessada pelo link |
http://www.curitiba.pr.gov.br/servicos/cidadao/potencial-construtivo-simulador/1115.
"É um sistema fácil de usar e transparente. Vai ser muito fácil agora simular o uso do potencial construtivo. Curitiba é referência no uso de potencial e acreditamos muito no uso dessa ferramenta para desenvolver a cidade", disse o prefeito Luciano Ducci, que participou do lançamento do simulador.
O sistema de simulação foi desenvolvido pela Secretaria Municipal do Urbanismo. Com o simulador, qualquer pessoa poderá calcular qual melhor potencial construtivo para o empreendimento que pretende realizar.
Representantes de diversas entidades ligadas à construção civil acompanharam a apresentação do novo sistema, na manhã desta segunda-feira, na Secretaria Municipal do Urbanismo.
"Esse instrumento vai ajudar todas as entidades e empresários a calcular quanto de potencial construtivo precisam para o empreendimento que querem fazer", disse a secretária municipal do Urbanismo, Suely Hass.
A secretária também explicou que o simulador já verifica se a legislação autoriza o uso do potencial construtivo na região solicitada. "Vai ficar muito mais rápido fazer a simulação", afirmou.
Com o simulador será possível calcular o potencial de solo criado, transferência de potencial de unidade de interesse de preservação e do programa especial de governo.
A estimativa da Secretaria Municipal do Urbanismo é que o uso de potencial construtivo cresça 16% neste ano, em comparação com 2010. Em 2010 foram cedidos 135 mil metros quadrados em potencial construtivo. Outros 653 mil metros quadrados foram recebidos.
A movimentação financeira estimada no ano passado girou em torno de R$ 40 milhões. "A demanda de potencial construtivo é muito grande no mercado imobiliário", disse Suely Hass.
Agilidade - Para Adolfo Sakaguti, diretor de assuntos institucionais da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura - Paraná (Asbea-PR), o simulador de potencial será muito útil.
"Antes existiam especialistas que faziam esse trabalho. Agora o cidadão comum também vai conseguir acessar essa informação. O trabalho que demorava uns 40 minutos agora será feito em três, quatro minutos", disse Sakaguti.
"Vai ajudar bastante no nosso trabalho. É uma ferramenta fundamental para deixar o processo mais ágil", disse Jeferson Dantas Navolar, presidente do departamento do Paraná do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR). O presidente da Câmara, vereador João Claudio Derosso também acompanhou o lançamento do simulador de potencial construtivo.
Núcleo de análises
O prefeito Luciano Ducci também inaugurou o Núcleo de Análises de Projetos no Urbanismo e visitou todos os departamentos da Secretaria do Urbanismo.
"Curitiba é referência em planejamento urbano e são os servidores do Urbanismo os responsáveis por isso. Vocês conhecem toda a cidade, o zoneamento e a legislação para o uso do solo. Tenho certeza que todo projeto que for encaminhado de acordo com as normas será aprovado o mais rápido possível pelo Urbanismo", definiu Luciano Ducci.
Nenhum comentário:
Postar um comentário