quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Agência Curitiba oferece curso gratuito a empresários



A Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A, por meio do Programa Curitiba Tecnoparque, abriu nesta quinta-feira (18) a 3ª Rodada de Consultoria gratuita para empresários que se interessem em apresentar projetos para a captação de recursos federais do Ministério da Ciência e Tecnologia, através do Edital 75/2010 da CNPQ. O edital trata da contratação de pesquisadores especialistas, mestres e doutores para trabalharem nas empresas inovadoras.
O curso seguirá ate esta sexta-feira (19), com duas palestras feitas pelo consultor doutor em gestão de projetos Gilson Fonseca, das 14 às 18 horas, na sede da Agência Curitiba, no Centro da cidade.
Curitiba Tecnoparque - O Curitiba Tecnoparque é um programa municipal de Curitiba que envolve quatro pólos urbanísticos, localizados na região sul-leste da cidade, onde há a maior concentração de ativos tecnológicos.
Nestas áreas estão instaladas as três principais instituições de ensino superior do Estado e várias entidades dedicadas à pesquisa, que reúnem 46 mil estudantes, 3,3 mil professores e 500 grupos de pesquisas acadêmicas, que mantém sinergia com os setores estratégicos.
Atualmente, são mais de 150 empresas no Programa Curitiba Tecnoparque e no Parque de Software, o primeiro do Brasil; programas municipais da Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A.
“O Programa Curitiba Tecnoparque é um exemplo de como o poder público pode estimular positivamente a atração de empresas de base tecnológica com o foco no desenvolvimento sustentável. São empresas sem ‘chaminé’, que podem se instalar num dos pólos urbanísticos sem poluir o meio ambiente”, afirma o diretor-presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo.
O anel logístico inclui o pólo onde estão localizados dois dos principais campus universitários (UFPR e PUC-PR), o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR).
Os outros pólos envolvem o Setor Central do Rebouças, antiga área industrial de Curitiba, onde está instalada a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e os setores CIC Norte e CIC Sul da Cidade Industrial de Curitiba, onde está o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e o Parque de Software.
Das 151 empresas participantes do Programa Curitiba Tecnoparque, 96 já estão aprovadas e assinaram o termo de compromisso e 55 empresas estão em processo de enquadramento tributário.
Para participar do Tecnoparque, a empresa interessada deve apresentar um projeto para análise técnica do Comitê de Fomento — formado por dez entidades do setor público e da sociedade civil organizada — para verificar a fundamentação técnica legal e assegurar incentivos fiscais oferecidos para estimular o desenvolvimento de setores de alta tecnologia em Curitiba.
Além da infraestrutura existente na cidade, a Prefeitura lidera a integração entre as empresas, academias e institutos de desenvolvimento e de pesquisa para fortalecer o pólo de serviços de base tecnológica da cidade.
Entre os setores considerados estratégicos para instalação no Tecnoparque estão os de sistemas de telecomunicações; equipamentos de informática; desenvolvimento de software; gestão de dados e distribuição eletrônica de informações; pesquisa e desenvolvimento; design; laboratórios de ensaios e testes de qualidade; instrumentos de precisão e automação industrial; e de novas tecnologias como a biotecnologia, microtecnologia e saúde.
Primeiro Parque Tecnológico Urbano
A Lei Complementar nº 64, publicada em 18 de dezembro de 2007 e que deu origem ao Curitiba Tecnoparque, concede benefícios fiscais às empresas. Esse mecanismo fez com que esse segmento empresarial se desenvolvesse de forma significativa, a partir de 2008.
“A lógica do programa é a indução da ocupação urbana incentivada. Apenas Turin, na Itália, e Barcelona, na Espanha, têm modelos parecidos para atrair empreendimentos”, explica o diretor-presidente da Agência Curitiba, Gilberto Camargo.
O Tecnoparque tem um espaço urbano caracterizado pela presença, concentração e interação de ativos tecnológicos do poder público, da iniciativa privada e de instituições de ensino e pesquisa.
 Além da infra-estrutura existente na cidade, a Prefeitura lidera a integração entre as empresas, universidades e institutos de desenvolvimento e de pesquisa para estruturar um novo pólo de serviços de base tecnológica.
Áreas de Abrangência
• Anel Logístico - contendo o Núcleo Empresarial:
• UFPR e PUC-PR, LACTEC e FIEP -
• 40.000 alunos/3.000 professores e 500 grupos de pesquisa;
• Eixo estrutural da Av. Marechal Floriano Peixoto e Linha Verde;
• Anel CIC Norte - contendo o Parque de Software ;
• Setor Central do Rebouças - contendo a UTFPR e o Centro de Convenções;
• Setor CIC Sul - contendo o Tecpar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário