quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Game inspirado em Curitiba ganha prêmio da Microsoft

principal
 Foto:Cesar Brustolin/SMCS


O prefeito Luciano Ducci recebeu nesta terça-feira (30) os estudantes de Curitiba vencedores da Imagine Cup, olimpíadas tecnológicas organizadas pela gigante da informática Microsoft. Rafaela Costa, Rafael Kaminenko, Fernanda Costa e Thiago Antonio Ribeiro criaram o game Ucan, que simula a cidade de Curitiba, e foram premiados em Nova York, nos Estados Unidos.
 "Ficamos felizes que práticas de Curitiba, como a reciclagem de lixo e a preservação do meio ambiente, sirvam de inspiração para estudantes tão inovadores e criativos", disse Luciano Ducci. "A Prefeitura está à disposição para que o trabalho desses alunos seja divulgado entre os cidadãos".
 
A equipe de Curitiba é formada por alunos e ex-alunos do curso de Tecnologia em Jogos Digitais da Universidade Positivo e foi a única representante da América Latina a ganhar um primeiro prêmio em uma das cinco categorias principais do campeonato. Eles venceram na categoria Game Design: Windows / Xbox. 
 
O game Ucan tem foco educacional, com ações e problemas para serem solucionados principalmente nas áreas do meio ambiente, responsabilidade social e educação. O personagem tem que recolher lixo, plantar árvores e outras boas ações. Ao atingir as metas, ele ganha doações e voluntários para construir hospitais e escolas e melhorar a cidade onde vive. 
 
Segundo Thiago Ribeiro, agora a intenção da equipe é colocar o jogo no mercado e tentar parcerias para a distribuição em escolas públicas. "O objetivo é levar o jogo às pessoas para elas se inspirarem brincado", contou ele.
 
A premiação da equipe em Nova York teve a presença do prefeito da cidade, Michael Bloomberg, e da atriz Eva Longoria. O campeonato existe desde 2003 e nesta edição teve nove categorias e a participação de 358 mil estudantes de 183 países.
O Brasil foi o país com a maior representatividade, com 42 mil participantes, e classificou cinco equipes.
 
Os participantes criaram games inspirados nos objetivos de desenvolvimento do milênio da Organização das Nações Unidas, metas de desenvolvimento mundial para serem atingidas até 2015, como erradicação da fome e a redução da mortalidade infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário