quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Parcerias do esporte promovem a cidadania no Pinheirinho


principal

O secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Marcello Richa, assinou nesta terça-feira (17), na Regional Pinheirinho, a renovação de convênios com associações de moradores para o desenvolvimento de ações esportivas e atividade física para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. São beneficiadas pela ampliação do Programa de Atendimento Sócio-Esportivo (PASE), a Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Gramados e a Associação Família Solidariedade (AFASO). “Por meio do PASE, fortalecemos as ações promovidas pelas entidades e facilitamos o acesso da população a programas e projetos que desenvolvem a socialização e a melhoria da qualidade de vida. Nessas comunidades criamos um ambiente propício para a revelação de novos talentos esportivos em nosso município”, disse Marcello Richa.
Na Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Gramados, que promove atendimento social a 70 famílias da região e oferece atividades de futebol de campo e futsal para 60 crianças e adolescentes, Marcello Richa visitou o campo de futebol em que são desenvolvidas as atividades e conversou com as crianças e adolescentes que participam do projeto.
O secretário esteve também na Associação Família em Solidariedade (AFASO), fundada em 1998 e que atende 80 famílias da região com repasse de doações e encaminhamentos para as políticas públicas municipais. A associação também desenvolve atividades de tênis de mesa, futsal e vôlei com 80 crianças e adolescentes.
A presidente da AFASO, Maria Edilse Brendel, ressaltou a importância do convênio com o PASE para o desenvolvimento dos trabalhos da associação. “O repasse de materiais esportivos permitiu a ampliação e fortalecimento de nossos serviços, ajudando a manter as atividades esportivas e estimulando a participação da comunidade”.
Tatuquara – Marcello Richa também esteve no Grêmio Esportivo Gente da Gente, que promove escolinha de futebol de campo e de futsal para 148 crianças e adolescentes da região. Após conhecer o campo de futebol e as atividades desenvolvidas, apresentou o projeto Curitiba Olímpica, programa que será implantado em todas as Regionais Administrativas da Prefeitura e que visa o desenvolvimento de novos atletas locais.
“O Curitiba Olímpica é uma ação inovadora que irá trabalhar desde a introdução à prática esportiva até treinos especializados para preparar o jovem para o esporte de alto rendimento”, disse o secretário, que convidou a todos a conhecer o projeto piloto do programa, que está sendo desenvolvido na Regional Matriz.
Solidariedade - No final da tarde, Marcello Richa realizou a entrega de 21 pacotes e 42 latas de leite em pó arrecadados em contrapartida à utilização da quadra de grama sintética do Centro de Esporte e Lazer Zumbi dos Palmares para a Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino.
“A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude sempre foi grande parceira da nossa entidade, ajudando no desenvolvimento de nossas ações e atividades. Agradecemos muito a doação destes materiais, pois vão ajudar muitas famílias de nossa comunidade”, disse a coordenadora da associação, Maria Julia Xavier Rodrigues.
Fundada em 1994, a Associação de Proteção à Infância Vovô Vitorino atende a 550 famílias da comunidade com encaminhamento de famílias em situação de vulnerabilidade aos programas e ações da Prefeitura, palestras e orientações de prevenção a drogadição, cursos de qualificação profissional, informática e geração de renda. A entidade também promove assistência educativa para 100 crianças entre 3 a 5 anos e atividades de contraturno para crianças e adolescentes de 7 a 14 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário