quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Curitiba = Comunidade Escola chega a 91 unidades


principal



A Escola Municipal Professora Maria Augusta Jouve, no Alto Boqueirão, será a 91ª unidade de ensino da Prefeitura a fazer parte do Comunidade Escola. O programa mantém escolas municipais abertas nos fins de semana para a oferta gratuita de atividades de lazer e culturais. O lançamento do programa na escola Maria Augusta Jouve será neste sábado (29), a partir das 11h.
"Com esse programa mobilizamos os moradores, especialmente as crianças, para que aos sábados e domingos pratiquem atividades sadias, aprendam nos cursos de geração de renda e fiquem longe das drogas e da violência", diz o prefeito Luciano Ducci.
A meta da Prefeitura é que, até o fim de 2012, cem escolas municipais de Curitiba recebam as atividades do programa. "Com o Comunidade Escola, ampliamos ainda mais os benefícios sociais à população”, lembra a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag.
De 2005, quando foi criado, até junho deste ano, o programa ofereceu mais de  127 mil atividades e fez cerca de oito milhões de atendimentos.
Além da estrutura física adequada para atender a comunidade nos finais de semana, as escolas da rede municipal de ensino têm o suporte das secretarias municipais que oferecem atividades aos sábados e domingos.
“Fomos muito além do imaginávamos quando o programa foi concebido, há quase seis anos”, diz o coordenador do Comunidade Escola, Luciano Martins.
O Comunidade Escola também é o maior programa da Prefeitura em envolvimento de voluntários e mobilização social. São 802 voluntários trabalhando nos fins de semana e 288 instituições parceiras.
O programa foi aprovado por 96% dos participantes e moradores de bairros onde é realizado.
Os dados são da mais recente pesquisa sobre o programa realizada pela Central de Relacionamento Municipal, com questionário estruturado pela Secretaria Municipal da Educação.
A pesquisa apontou que 32% dos entrevistados consideram o programa excelente; 20%, muito bom; e 35%, bom.
Revelou ainda que, para 84% dos entrevistados, o Comunidade Escola contribui diretamente para a diminuição de episódios de violência nos bairros onde é desenvolvido e para o aumento do interesse dos participantes pelo estudo.
Programação da Escola Maria Augusta Jouve
Sábado (29)
Das 9h às 12h - Brincadeira Tem Hora
9h30 - abertura da oficina em E.V.A.
11h - Cerimônia de abertura com fanfarra, apresentação das crianças e de estudandes da Educação de Jovens e Adultos
Das 11h às 17h - Semáforo Nutricional
Das 14h às 17h - Oficina 3D 
15h - Contação de Histórias                                                                            
Das 13h às 17h - camarim de pintura
Domingo (30)
Das 13h às 14h - ping-pong (minicampeonato)
Das 14h às 17h - pista de corda
Das 15h às 16h– espetáculo circense Irmãos Queirolo (homenagem ao Mestre Chique-Chique Junior)
Das 16h às 17h - apresentação de capoeira
Serviço
Lançamento do Comunidade Escola na Escola Municipal Maria Augusta Jouve 
Local: rua Pastor Antonio Polito, 1145, Alto Boqueirão 
Data: sábado (29), às 11h

Nenhum comentário:

Postar um comentário