quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Curitiba terá o 1º Circuito Ciclofaixa neste domingo


Clique na foto para aumentar


Será neste domingo (23) o passeio inaugural do 1º Circuito Ciclofaixa de Curitiba, criado para oferecer, em determinados dias e horários, um espaço exclusivo para ciclistas em ruas da região central da cidade.
O Circuito Ciclofaixa do dia 23 terá um trajeto de 4 quilômetros, que será percorrido das 8h às 16h, com saída da Rua XV, na esquina com Mariano Torres. O circuito passará pelas ruas XV de Novembro; Marechal Deodoro; Emiliano Perneta;  Visconde de Nácar; André de Barros e Mariano Torres, destacando cenários históricos e culturais de Curitiba. O projeto da ciclofaixa também prevê a implantação de novos circuitos de passeio ciclístico pela cidade.
A criação da ciclofaixa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para estimular o uso da bicicleta como atividade física, de lazer e meio de transporte, disponibilizando para a população toda a estrutura e segurança necessária para os passeios.
Programas - Além da Ciclofaixa, a Prefeitura de Curitiba disponibiliza ciclovias em parque e programas voltados para estimular o uso da bicicleta como transporte e atividade física.
Um dos principais programas nesta área é o Pedala Curitiba, coordenado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, que oferece passeios ciclísticos toda terça-feira à noite, com percursos diferentes, que variam de 12 a 20 km. Apenas em 2011, o programa já contabilizou mais de 3.600 participações.
Não é necessária inscrição prévia para participara do Pedala Curitiba, porém os interessados em participar do passeio precisam ter mais de 15 anos e utilizar capacete. A concentração dos ciclistas acontece na praça Garibaldi, entre as 19h45 as 20h15.

Outro programa de destaque é o Circuito SMELJ de Ciclismo, que neste ano foi ampliado, com a realização de etapas no Velódromo de Curitiba, aberto para todas as idades, e nas Regionais Administrativas, com foco maior na criança e adolescente, buscando despertar o interesse pelo ciclismo desde cedo junto aos curitibanos.

A Prefeitura também promove o Passeio Ciclístico em Comemoração ao Aniversário da Cidade, que neste ano contou com a participação de 5 mil pessoas, que pedalaram do Mercadorama da Avenida Silva Jardim até o parque Barigui para a grande festa em comemoração aos 318 anos da cidade. Em dezembro acontecerá o Passeio Ciclístico de Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário