quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tabela da Copa concentra jogos do Brasil em três regiões



(Reuters) - Se cumprir as expectativas e vencer seu grupo na primeira fase da Copa do Mundo de 2014, o Brasil terá um caminho até a final que inclui dois jogos em Belo Horizonte e dois em Fortaleza, atuando em apenas cinco das 12 cidades-sede do Mundial e sem passar pelo Maracanã antes da decisão.
Após a estreia no dia 12 de junho em São Paulo, no jogo inaugural do Mundial, o Brasil vai completar a primeira fase em Fortaleza (dia 17) e Brasília (23). Passando em primeiro, a seleção joga as oitavas de final em Belo Horizonte, e depois teria as quartas em Fortaleza e a semi novamente na capital mineira, se vencer seus jogos.
Caso o Brasil se classifique na segunda posição do Grupo A, Fortaleza novamente receberá dois jogos da seleção. Nessa hipótese, São Paulo é a outra cidade com possíveis duas partidas da equipe brasileira.
Além da abertura, a seleção voltaria à capital paulista para as semifinais, se chegar até esta fase da competição. Antes, o Brasil jogaria as oitavas em Fortaleza e as quartas em Salvador.
O calendário do Mundial também não levará o Brasil ao emblemático estádio do Maracanã antes de uma eventual final, apesar de o estádio ser palco de outros seis confrontos ao longo da Copa do Mundo.
Com a concentração de jogos do Brasil nas regiões Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, os organizadores frustraram as expectativas de torcedores de outras partes do país de que os jogos da seleção seriam levados para o máximo possível de regiões.
Curitiba e Porto Alegre, duas cidades com times tradicionais do futebol brasileiro, não vão receber a seleção, e o jogo mais importante da Copa realizado na região Sul será uma partida das oitavas de final na capital gaúcha.
As duas semifinais serão no Sudeste --Belo Horizonte e São Paulo--, e as quartas de final serão em Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro e Salvador.
Se a seleção não vai viajar muito pelo país, outras equipes terão um calendários com vários deslocamentos. No próprio grupo do Brasil, o time número 2 saíra de São Paulo para Manaus, e depois para Recife.
O time número 4 do Grupo D, por exemplo, vai estrear em Cuiabá e fará sua segunda partida em Porto Alegre.
Diante das diferenças climáticas entre o Sul/Sudeste e o Norte/Nordeste, a Fifa dividiu os jogos nas regiões por horários. As partidas no Sul/Sudeste serão realizadas à tarde, enquanto os jogos no Norte/Nordeste serão à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário