terça-feira, 25 de outubro de 2011

Erro do TRE atrapalha cassação de deputado do PR


no Terra

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná cassou o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) em votação na quarta-feira da semana passada. No entanto, no ofício enviado à Assembleia Legislativa com a decisão, havia referência do parlamentar como deputado federal, o que impediu o prosseguimento dos trâmites burocráticos para a cassação.
Segundo o TRE, o erro ocorreu no texto que tratava do voto do juiz para o caso - o que não gera alterações quanto à decisão tomada semana passada. Em uma das várias citações a Carli, cassado em função de arrecadação e gastos irregulares na campanha de 2010, havia a menção de "deputado federal". O erro foi constatado ontem, na leitura do documento na Casa. No mesmo dia, o TRE elaborou uma versão corrigida, que foi enviada à Alep.
A leitura do texto retificado foi realizada na tarde desta terça-feira no plenário da Casa. Segundo a assessoria de imprensa, o presidente do Legislativo estadual, Valdir Rossoni (PSDB), encaminhou o texto à Corregedoria da Casa. Com base no que ela informar, a cassação pode ser anunciada já amanhã.
Ele é irmão do ex-deputado Fernando Carli Filho, responsabilizado por um acidente que causou a morte de duas pessoas em 2009. Na ocasião, o ex-parlamentar dirigia com a carteira de habilitação suspensa e, de acordo com a perícia do Instituto de Criminalística, estava alcoolizado e a 167 km/h numa via de velocidade máxima permitida de 60 km/h. Ele renunciou ao mandato antes que a comissão de ética da Casa avaliasse um pedido de cassação, a fim de evitar a perda dos direitos políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário