segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prefeitura e Iphan vão revitalizar setor histórico


principal
Presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Roberta Storelli, e o superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina Filho, assinam acordo de cooperação técnica para revitalizar o setor histórico da cidade. Curitiba, 24/10/2011 Foto: Maurilio Cheli/SMCS

A presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Roberta Storelli, e o superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina Filho, firmaram nesta segunda-feira (24) acordo de cooperação técnica para revitalizar o setor histórico da capital paranaense. O acordo faz parte do PAC das Cidades Históricas e prevê investimentos de R$ 56 milhões - R$ 15,8 milhões de contrapartida do município - em obras de renovação de espaços históricos e culturais do centro.
Entre os projetos listados no plano estão a transformação do antigo quartel militar da rua Riachuelo em cinema, a revitalização do entorno da Igreja do Guadalupe, o Bonde Turístico no eixo Barão-Riachuelo (formado pelas ruas Barão do Rio Branco e Riachuelo), recuperação do Solar do Barão, revitalização e restauro das praças Carlos Gomes e 19 de Dezembro e recuperação das calçadas das ruas Emiliano Perneta, Monsenhor Celso e praça Zacarias, no trecho da avenida Marechal Deodoro até a Pedro Ivo.
"Queremos levar o Cine Ritz e o Cine Luz para o antigo quartel, perto do Passeio Público. Além das projeções de filmes, o espaço será destinado para discussões e estudo sobre cinema", disse Roberta Storelli.
Em grande parte da área de abrangência das obras listadas no plano, a Prefeitura prevê a criação de mecanismos de incentivos fiscais para imóveis que aderirem aos projetos. O mesmo modelo foi aplicado no entorno do Paço Municipal, com redução de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) entre outros.
"Esse acordo que firmamos é um protocolo de intenções para uma série de ações de revitalização e valorização dos setores históricos da cidade", disse José La Pastina Filho superintendente regional do Iphan. Novos convênios serão firmados para garantir recursos para as obras.
Projetos – Os projetos apresentados no PAC das Cidades Históricas para Curitiba são de responsabilidade do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).  A maioria dos projetos já está pronta, como o Bonde Turístico.
A ideia é criar um novo circuito de turismo colocando em funcionamento antigos bondes que serviram como transporte coletivo em Curitiba e réplicas dos veículos usados na cidade. O trajeto previsto do bonde partirá da Praça Eufrásio Correia, passando pelo Paço da Liberdade, Passeio Público, Teatro Guaíra e retornando à praça.
Outro importante projeto assinado pelo Ippuc é a transformação do antigo quartel do Exército na Rua Riachuelo, esquina com a Presidente Carlos Cavalcanti em cinema. Quando pronto, o cinema terá duas salas de projeção com 120 lugares em cada uma, além de espaço para cursos e laboratório de edição de imagem e de som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário