sábado, 29 de outubro de 2011

Lula é diagnosticado com tumor na laringe



Após avaliação, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias

estadão.com.br
SÃO PAULO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que fez 66 anos na última quinta-feira, foi diagnosticado com um tumor localizado de laringe depois de realizar exames neste sábado, 29, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele foi internado após reportar ao cardiologista Roberto Kalil que sentia dor na garganta e apresentava rouquidão. O médico o aconselhou, então, a ir ao hospital para ser examinado.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia com início previsto para segunda-feira. O boletim médico divulgado pelo hospital informa que Lula está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial. Isso significa que ele não precisa ficar internado durante o tratamento, cuja duração deve ser de três meses, com três sessões de quimioterapia.
A equipe médica que assiste o ex-presidente é coordenada pelos médicos Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens Neto. Segundo a assessoria de imprensa do ex-presidente, Lula deve deixar o hospital ainda hoje.
Minutos depois da divulgação da notícia, usuários do Twitter criaram a hashtag #ForçaLula, com mensagens de apoio ao ex-presidente. O assunto já é um dos mais falados na rede social.
No mesmo hospital foi tratada com sucesso a atual presidente, Dilma Rousseff, de um linfoma não-Hodgkin, em 2009. Lula chegou ao poder em 2003 e, em 1º de janeiro, entregou a faixa presidencial a Dilma, vencedora das eleições ocorridas em outubro de 2010. Nos últimos meses, Lula viajou para dezenas de países e recebeu homenagens pelo seu empenho na luta contra a pobreza e a fome.
Veja a íntegra da nota divulgada pelo hospital:
"O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.
Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.
A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto."
Para lembrarDilma enfrentou câncer linfático
Foi também em um sábado, 25 de abril de 2009, que a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em entrevista coletiva no Hospital Sírio Libanês, anunciou que seria submetida a um tratamento contra câncer no sistema linfático. Um tumor de 2,5 centímetros fora retirado de sua axila e exames posteriores detectaram que o nódulo era o único foco da doença em seu organismo.

Pré-candidata do PT à sucessão de Lula, Dilma anunciou a conclusão do seu tratamento no dia 3 de setembro daquele ano, e disse que do ponto de vista médico estava curada. A informação foi confirmada por sua médica, a dra. Yana Augusta Sarkis Novis.

Por causa das sessões de quimioterapia, Dilma raspou o cabelo antes que ele começasse a cair, o que a fez usar peruca até dezembro de 2009. Em 2010, após dois turnos, foi eleita presidente do Brasil, com 55,75 milhões de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário