Valéria Maniero no Blog da Miriam Leitão
O artigo de hoje do colunista Wolgang Munchau, do jornal britânico "Financial Times", diz que a Espanha acabará pedindo ajuda à União Europeia e ao FMI, como já fizeram Grécia, Irlanda e Portugal. A análise rendeu uma matéria no site do "El País", destacando que, há uma semana, o jornal dizia em editorial que as reformas feitas pelo país o distanciaba dos outros três que solicitaram socorro.
Segundo o analista, considerado um dos principais do "FT", o alto endividamento privado espanhol de 170% do PIB, que ele considera insustentável, somado ao risco de maiores quedas no valor dos ativos imobiliários e à elevada exposição das entidades financeiras farão com que a Espanha seja a próxima economia da zona do euro a pedir ajuda.
A recente alta dos juros na região e as possíveis elevações nos próximos anos serão uma pedra no caminho da recuperação espanhola, segundo o colunista. Ele considera que o impacto será negativo, porque afetará o crescimento e o mercado imobiliário do país.
De acordo com o "El País", Munchau diz que a Espanha tinha uma bolha imobiliária extrema antes da crise e, ao contrário do que aconteceu em outros países, como EUA e Irlanda, os preços caíram moderadamente. Ele prevê que os preços das casas ainda cairão 40% e que há cerca de um milhão de residências vazias no país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário