Com todos os acessórios de conforto e acessibilidade previstos em leis e portarias recentes, o novo biarticulado de Curitiba atrai a curiosidade não só por ser o maior ônibus do mundo, com 28 metros de extensão, ou por inaugurar uma nova cor nas canaletas do sistema Expresso, o azul. Por dentro, o novo Ligeirão também traz novidades, a começar pelo banco para obesos, estofado e na cor amarela, como determinam as novas regras.
Espaço para cadeirantes com cinto de segurança, banco para acompanhante e lugar para cão guia. |
No novo ônibus, o espaço para cadeirantes, com cinto de segurança, banco para acompanhante e lugar para cão guia tem também um botão que, acionado, avisa o motorista, por sinal luminoso, que um cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção está prestes a desembarcar.
Barra vertical de apoio com relevo diferenciado, para deficientes visuais. |
Avisos - Deficientes visuais vão encontrar balaústres (barras verticais de apoio) com relevo diferenciado nas áreas onde há bancos especiais. Ao entrar no ônibus o cidadão com deficiência visual terá mais facilidade para localizar estes bancos onde, ao alcance das mãos, há plaquetas em braile com a identificação do ônibus. Assim, em caso de qualquer ocorrência, o portador de deficiência poderá indicar que ônibus estava usando naquele horário.
“Bastará ele perguntar a hora a alguém para ter em mãos tudo o que precisa para, por exemplo, apresentar uma reclamação sobre algo ocorrido em tal horário e em tal ônibus”, explica Eduardo Tows, gerente operacional da Viação Cidade Sorriso, uma das empresas operadoras das linhas do Ligeirão.
Deficientes auditivos, mostra Eduardo, também encontrarão mais facilidade porque, além do aviso sonoro de que as portas estão abrindo, haverá um aviso luminoso. Os avisos de “Recolhe”, que normalmente são plaquinhas colocadas sobre o painel, são eletrônicas, visíveis a grande distância.
O novo ligeirão azul possui todos os acessórios de conforto e acessibilidade previstos em leis e portarias recentes. Assento especial para obesos. |
Motoristas - O conforto do novo ônibus vale também para os motoristas. Apesar do tamanho, dirigir o novo biarticulado é algo muito tranquilo, afirma Eduardo Towns que dirigiu um dos novos biarticulados de Caxias do Sul (RS) a Curitiba, um percurso de 580 quilômetros. Com limitador de velocidade máxima em 55km/h ele saiu de Caixas às 5h30 e chegou a Curitiba por volta das 19h. “Foi uma viagem tranquila, sem problemas”, conta.
Fácil de dirigir, ele também tem um desenho interno que dá mais privacidade e tranquilidade ao motorista. A primeira porta, que antes era em frente ao banco do motorista, agora fica mais atrás. E uma barra lateral ao espaço reservado ao motorista garante a liberdade de movimentos mantendo os passageiros um pouco mais distanciados.
Os motoristas que vão dirigir o Ligeirão estão muito satisfeitos, conta o instrutor da Viação Cidade Sorriso, Henry Teruo Sato. O treinamento dos motoristas é padrão em Curitiba e acontece sempre que um novo ônibus entra na frota.
“Não seria diferente nesse caso”, afirma Sato. “O Ligeirão já ganhou apelidos, é tratado com familiaridade pelos motoristas que aprovaram a novidade”, conta ele. O azul, lembra, se destaca como a mais nova cor no pátio da empresa onde se pode ver veículos vermelhos, verdes, amarelos, prata.
Sinal luminoso que avisa o motorista quando um cadeirante ou pessoa com dificuldade de locomoção está prestes a desembarcar. |
Rápido e bonito - Os curitibanos que já conheceram o novo biarticulado – apresentado pelo prefeito Luciano Ducci no dia 27 de março, na festa de aniversário de Curitiba, também aprovaram o novo ônibus. Dona de casa, 51 anos, Nilza Marcondes ficou encantada. “É bonito demais, é bonito mesmo”, disse ao desembarcar do ônibus que ficou exposto no Barigui naquele domingo.
O estudante do curso de Design da Unidade Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (UTFPR), Thiago Barbosa Crespo, comemorou duplamente a chegada do novo ligeirão. Ele usa a linha Ligeirão Boqueirão que já considera excelente. "Agora vai ficar melhor ainda", afirma. Thiago conta que pela manhã, no horário de pico, faz o trajeto do Hauer à UTFPR em apenas 12 minutos. "É excelente, não tem nem o que discutir".
O outro motivo de comemoração para Thiago foi o design do novo ônibus. "Quero me especializar nesta área e o novo desenho do ônibus está espetacular”, afirmou, ao fazer fotos de diferentes ângulos do maior ônibus do mundo. “É motivo de orgulho para os curitibanos” disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário