sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Em teste, TV nos ônibus é aprovada por passageiros


principal

Passageiros do sistema Expresso estão tendo uma surpresa ao entrar em alguns ônibus: a existência de uma televisão a bordo. A novidade, em fase de teste desde a semana passada, está em cinco ônibus e tem recebido aprovação imediata. 
 “É bem interessante. Você já chega no trabalho sabendo várias coisas, notícias, previsão do tempo e até câmbio”, afirma a bancária Dolores Pilz que usa diariamente ônibus  na linha Boqueirão. “É uma iniciativa boa mesmo”, aprova.
No mesmo ônibus, Maria Alcina Weber também aplaude a iniciativa. Morando em Curitiba há 44 anos, ela diz que a TV é mais um ponto de melhoria do sistema. “Em Curitiba não compensa andar de carro. Nosso transporte é bom e agora teremos até TV”, comemora.
Os equipamentos, que usam diferentes tecnologias, são parte de projetos piloto em avaliação pela Urbs. Eles vão ficar nos ônibus durante 60 dias e, a partir da definição da tecnologia a ser adotada, a Urbs vai lançar edital de licitação para implantação da chamada mídia embarcada no sistema de transporte de Curitiba.
Os projetos que estão sendo testados foram desenvolvidos pelas empresas Exatta, Midiaplan e Elemídia. A partir da semana que vem também as empresas BusTV e Grupo Digital estarão envolvidas nos projetos. O conteúdo, nesta fase de teste, é de utilidade pública, notícias e mensagens educativas de respeito às leis de trânsito e preservação ambiental.
A partir da implantação definitiva, a TV nos ônibus será mais um meio para – além de informações e utilidade pública – veiculação de publicidade, criando uma nova fonte de recursos com impacto positivo sobre a tarifa.
A fisioterapeuta paulista Patrícia Quirino, que está morando em Curitiba há poucos meses e já conhece o sistema no metrô paulista, não tem dúvida de que os curitibanos vão aprovar a idéia. “É bem interessante. O transporte aqui em Curitiba é mesmo bom e agora com TV a bordo vai ficar mais agradável ainda”, afirma.
“Acho que só vai faltar a pipoca”, brinca o estudante Lucas Vinícius de Melo Moreira, que mora em Fazenda Rio Grande. “É muito bom, a gente vai se distraindo, vendo notícias, fica sabendo mais coisas. Está aprovado mesmo”, afirma.
O também estudante Felipe Luiz Fidélis tirou o fone de ouvido para conversar com a reportagem, mas diz que não pretende fazê-lo por conta da TV a bordo. “Aí é que é bacana, vou continuar a ouvir minha música e ainda fico me informando na TV, porque é tudo imagem e legenda, sem áudio. Acho que a ídéia é essa, passar informação sem fazer barulho”, afirma.
Igor Basso e Mariana Josinski, que nesta quarta-feira se dirigiam ao Boqueirão, mostraram-se surpresos com a TV. “É mais um meio de informação e distração que a gente vai ter dentro do ônibus”, afirmou Igor. “É interessante, a gente pode ter várias informações, dá até para economizar jornal”, brincou Mariana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário