quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Encontro vai incentivar exportação de micro, pequenas e médias empresas


O secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Ricardo Barros, afirmou que uma das principais metas do Governo Beto Richa é ampliar a participação do Paraná na balança comercial paranaense. Curitiba- 03-11-2011 Foto Osvaldo Ribeiro/AEnoticias.
Foto Osvaldo Ribeiro/AEnoticias.
O 3.º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul) vai incentivar a cultura exportadora principalmente das micro, pequenas e médias empresas. Dados do ano passado mostram que empresas desses portes representam 8% do valor total exportado pelo Paraná, contra 92% das empresas de grande porte. 

O Encomex, programado para 1.º e 2 de dezembro, em Curitiba, foi lançado nesta quinta-feira (3), no Palácio das Araucárias. A cerimônia reuniu cerca de 200 lideranças empresarias do Estado. 

“Nosso desafio é aumentar a base exportadora brasileira e fazer com que a fatia das empresas de menor porte seja cada vez maior”, disse a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres. Na avaliação de Tatiana, apesar de o índice paranaense estar acima da média nacional, de 5 %, há diversas oportunidades para o aumento da participação das micro, pequenas e médias empresas nas balanças comerciais paranaense e brasileira. 

“O comércio exterior brasileiro vive um grande momento. A crise não afetou o setor. O resultado nos dez primeiros meses deste ano já superou o total de exportações alcançado em 2010”, detalhou. “Nunca vendemos tanto em nenhum ano da história”, completou, ao citar que as exportações brasileiras aumentaram 25 % e as importações 30 % em comparação com o ano passado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário