sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Afilhado do ‘incomum’, Lobão diz que falha é comum


Elza Fiúza/ABr

no Josias de Souza
O ministro Edison Lobão (Minas e Energia) sofreu um blecaute semântico ao tentar explicar o apagão que desligou da tomada parte do Nordeste.
“Não houve apagão”, disse Lobão. “Houve uma interrupção temporária de energia”.
Afilhado de José Sarney, aquele que Lula acha que “não pode ser tratado como uma pessoa comum”, Lobão disse que falhas na rede elétrica “são comuns”.
Acontecem em todo o mundo, Lobão declarou. Não poderia ser diferente no Brasil.
Lobão ainda não sabe quais foram as causas do breu. Mas apressou-se em informar: o sistema elétrico brasileiro é “robusto e morderno”.
Enquanto não descobre o que sucedeu, esmera-se em discorrer sobre o que não se passa.
Não há defasagem nem desgaste de equipamentos, assegura o ministro de Sarney. Sobrecarga do sistema? Não, não. De jeito nenhum.
Desassistido por São Pedro, Lobão foi privado de recorrer aos raios e trovões que o socorreram no apagão de 2009. Não houve tempestades, reconheceu.
Por ironia, entre os Estados nordestinos apenas o Maranhão salvou-se da escuridão na noite passada.
O Estado de Sarney e Lobão está conectado à rede elétrica da região Norte. Não integra o sistema do Nordeste.
De duas uma: ou Deus não é o brasileiro que se imagina ou está de sacanagem com o Brasil. Diverte-se com o curto-circuito da política nacional.
Seguiram-se às falhas elétricas outros problemas “comuns”: atrasos em vôos, confusões no trânsito e, suprema desgraça, falta d’água.
A ausência de energia comprometeu o abastecimento das torneiras em pelo menos seis Estados: Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Alagoas e Pernambuco.
Em algumas localidades, a água volta aos canos em conta-gotas. Noutras, não há previsão, ainda, previsão.
Mas, afinal, o que causou o apagão que Lobão diz não ter havido? De concreto, sabe-se, por ora: houve desligamento simultâneo de seis linhas de transmissão.
Por quê? Segundo o diretor-geral da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Hermes Chipp, ainda não dá para dizer.
Ele acredita que pode ter ocorrido uma falha no sistema de proteção da rede. Prepara um relatório minucioso. Promete divulgá-lo na terça (8) da semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário