REUTERS
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quinta-feira moderação no Egito e afirmou que a transição de poder deve começar já.
"Há chamados pela transição, uma transição muito ordeira, pacífica. Se for necessária uma transição, quanto mais cedo, melhor... A transição deveria começar agora", disse Ban, em entrevista coletiva à imprensa, em Londres.
Os líderes da França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Espanha também pediram uma rápida transição de poder depois de dias de protestos contra o governo do presidente Hosni Mubarak.
Seis pessoas morreram e mais de 800 ficaram feridas.
"Estou preocupado com a crescente violência. Pedi a todos os lados que se contenham. Ataques violentos contra manifestantes pacíficos são completamente inaceitáveis", declarou o chefe da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Nós não deveríamos subestimar o perigo de instabilidade no Oriente Médio", disse ele, acrescentando que a ONU se mantém firme para apoiar as reformas corajosas necessárias para atender às aspirações do povo.
Indagado sobre as agressões contra repórteres, Ban afirmou: "A liberdade de expressão, seja de manifestantes pacíficos ou de jornalistas, deveria ser plenamente garantida e protegida. O governo deveria escutar com muita atenção os desejos do povo."
(Reportagem de Adrian Croft, Jonathan Saul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário