sábado, 13 de agosto de 2011

Fora dos holofotes, Fidel Castro completa 85 anos




Fidel Castro completa hoje 85 anos fora dos holofotes públicos, sem qualquer grande celebração, embora sua imagem ainda exerça grande influência na sociedade cubana. A única celebração ocorreu ontem à noite, quando vários músicos latino-americanos apresentaram-se em um concerto em sua homenagem. "O que dissemos nas canções de nossos artistas convidados foi pouco em relação ao que ele merece", disse Alfredo Vera, um dos organizadores do evento. "Parabéns, amado e eterno comandante".
Fidel Castro e seu irmão mais novo e seu sucessor na presidência, Raul Castro, não compareceram ao evento. A única autoridade do primeiro escalão do governo presente ao teatro Karl Marx, onde ocorreu o concerto, foi o primeiro-vice-presidente, José Ramon Machado Ventura, que também representou o governo durante o Dia da Revolução, em 26 de julho.
Fidel raramente é visto pessoalmente em público, mas com certa frequência são distribuídas fotos ou vídeos de sua imagem. No vídeo mais recente, Fidel aparece acompanhado de seu irmão Raul e do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que recebe tratamento para um câncer em Cuba. Fidel deixou o governo temporariamente em 2006 e permanentemente em 2008, em consequência de uma doença intestinal que mais tarde o ex-comandante disse ter quase o matado.
Em abril, Fidel compareceu inesperadamente ao Congresso do Partido Comunista e demonstrou não conseguir sustentar-se com firmeza sobre seus pés, caminhando com o auxílio de um ajudante até sua cadeira. Foi nesse encontro que o partido pela primeira renovou o Conselho de Liderança sem que Fidel estive entre seus membros. Este era seu último cargo oficial.
Mas mesmo aposentado, Fidel Castro mantém sua influência em Cuba. Raul tem dito que o consulta e alguns observadores cubanos dizem que sua presença tem freado reformas para suavizar o controle estatal, que Raul apostava que ajudariam a economia do país. As informações são da Associated Press. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário