terça-feira, 16 de agosto de 2011

Requerimento para criação de CPI na Câmara de Curitiba é protocolado



Comissão investigará contratos de publicidade assinados pelo legislativo.
Dos nove integrantes, três são do PSDB, partido do presidente da Casa.

Fernando CastroDo G1 PR, com informações da RPC TV

Foi protocolado na manhã desta terça-feira (16) o requerimento para criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que irá investigar os contratos de publicidade estabelecidos pela Câmara Municipal de Curitiba. O pedido precisava de 13 assinaturas, mas uma adesão em massa na tarde de segunda (15) possibilitou a instalação com o aval de 34 vereadores, dos 38.
Existe a suspeita de que o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), tenha beneficiado a esposa, Cláudio Queiroz, em licitações. Também será investigado a denúnica de que Queiroz era funcionária da Câmara quando sua empresa de publicidade venceu o edital.
Configuração da CPI
A CPI será formada por nove integrantes. De acordo com o tamanho das bancadas, o PSDB terá direito a indicar três vereadores. PT, PDT, DEM e PSB podem indicar um representante cada, o bloco PMDB, PV, PP e PPS tem direito a indicar dois nomes, enquanto o grupo formado por PRB, PSC, PSL, PRP pode indicar um vereador. Os integrantes devem ser definidos até o fim desta semana.
De acordo com o líder da oposição Algaci Túlio (PMDB), o objetivo dos oposicionistas é conseguir emplacar o presidente ou o relator da CPI – hipótese que o próprio vereador crê ser dificilmente concretizada. “A oposição fez um milagre de conseguir instalar essa CPI, e agora temos essa dificuldade, porque dos nove vereadores, praticamente seis são da bancada de apoio”, afirmou Túlio.
Prefeito e Governador
O prefeito e Curitiba Luciano Ducci e o governador do Paraná Beto Richa comentaram a instalação da CPI. Ducci afirmou que espera que a Comissão dê o encaminhamento adequado às investigações. Richa disse não querer fazer pré-julgamento, nem condenação antecipada, e defendeu a investigação. “Se houver algum tipo de ilícito, que seja punido com todo o rigor da lei”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário