terça-feira, 28 de setembro de 2010

Blogueiro apontado como pioneiro no Irã é condenado a 19 anos de prisão



no O Globo

TEERÃ - A Justiça do Irã condenou a 19 anos de prisão Hossein Derakhshan, considerado o blogueiro pioneiro no cerceado regime dos aiatolás, sob, entre outras acusações, a de espionar para Israel, como informou nesta terça-feira um ativista de direitos humanos.

Hossein DerakhshanO blogueiro, que tem nacionalidade iraniana e canadense, estava preso desde 2008. Segundo o ativista, que pediu que não fosse identificado, ele também era acusado de cooperar com países hostis, divulgar propaganda ilegal e insultar figuras religiosas.

Derakhshan era jornalista em Teerã antes de se mudar para Toronto em 2000. Ele fez o seu nome publicando instruções de como usar blogs em persa, gerando uma explosão de blogueiros no Irã.

A prisão do blogueiro, que já foi crítico ao governo de Teerã, veio após uma visita a Israel em 2006, embora oficialmente uma coisa não seja liga à outra. O Irã não reconhece o Estado judeu e iranianos são proibidos de viajar para lá.

A agência de notícias semioficial Fars afirmou que a decisão da Justiça iraniana pode ser recorrida. O ministro das Relações Exteriores do Canadá, Lawrence Cannon, se disse extremamente preocupado com a sentença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário