quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Fernanda Richa se reúne com profissionais de Escolas Especiais


“As ações Educação especial serão fortalecidas no governo do Beto, com respeito e cuidado adequado nas iniciativas de inclusão”, afirmou Fernanda Richa, esposa do candidato ao Governo do Estado, Beto Richa, durante evento que reuniu mais 200 profissionais de Escolas Especiais.

A política de atenção a pessoa com deficiência está entre as principais metas do Plano de Governo da Coligação Novo Paraná. As ações vão desde investimentos na qualidade do ensino e valorização dos profissionais, a criação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. “Em Curitiba, este reconhecimento já chegou através do pagamento da gratificação de 50% para todos os servidores que atuam nas escolas de educação especial.

No evento, que também contou com a participação do vereador e candidato a deputado estadual, Felipe Braga Côrtes; da secretária municipal da Educação, Eleonora Fruet e do secretário municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Irajá Brito Vaz, Fernanda sobre a criação da Rede de Atenção a Saúde da Pessoa com Deficiência, que focará a promoção de sua qualidade de vida com assistência integral à saúde e prevenção de deficiências, através de atuação de equipe multiprofissional, nas 22 Regionais de Saúde e nos municípios do Estado. Além de contar com o atendimento do Hospital de Reabilitação do Paraná que funcionará plenamente. “Vamos trabalhar pela inclusão social e o acesso das pessoas com deficiência no Paraná a todos os bens, produtos e serviços existentes na sociedade”, disse Fernanda.

Em Curitiba, o ex-prefeito de Curitiba, Beto Richa criou o programa Amigo Curitibano, para oferecer um atendimento especializado para a pessoa com deficiência. Coordenado pela Fundação de Ação Social (FAS), o programa promove e articula ações preventivas, assistenciais e reabilitadoras que visam a defesa dos direitos, a integração e socialização da pessoa com deficiência. De janeiro a agosto de 2010 o programa Amigo Curitibano realizou mais de 37.418 atendimentos, com ações intersetoriais preventivas, socioeducativas e de reabilitação para pessoas com deficiência e membros de suas famílias.

Em março de 2010, Beto Richa inovou mais uma, criando a Secretaria Especial da Pessoa com Deficiência, que articula as ações voltadas a este público entre todas as secretarias municipais e esferas do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário