quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Chávez anuncia reunião de emergência da Unasul na Argentina




Segundo venezuelano, encontro foi convocado por Correa após 'tentativa de golpe' no Equador


Efe
CARACAS- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou nesta quinta-feira, 30, que será realizada hoje à noite em Buenos Aires uma reunião de emergência da Unasul para discutir "a tentativa de golpe de Estado" no Equador.
"Convocamos os presidentes da Unasul, nos veremos nesta mesma noite (...), na madrugada", declarou Chávez em uma entrevista por telefone com o canal estatal Telesur.
Hoje, a Organização dos Estados Americanos (OEA) já realizou uma reunião extraordináriana qual condenou qualquer tentativa de "alteração da institucionalidade democrática no país", após o presidente Rafael Correa ter denunciado uma tentativa de golpe contra seu governo.
A Unasul é formada por Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Guiana, Peru, Uruguai e Venezuela.
Chávez explicou que a reunião de emergência foi convocada pelo próprio Correa, já que o Equador lidera a presidência temporária do órgão, pelo que, "dadas as circunstâncias", será realizada na capital argentina.
Com queima de pneus e bombas de gás lacrimogêneo, os oficiais tomaram o Regimento de Quito e destacamentos policiais em Guayaquil e outras cidades. As estradas de acesso à capital foram fechadas. Segundo a televisão local, o aeroporto da capital está fechado após militares tomarem a pista para protestar.
Correa acusou setores da oposição, entre eles o ex-presidente Lúcio Gutierrez de organizar um golpe de Estado contra ele. O presidente está refugiado em um hospital militar, após ter sido atingido por gás lacrimogêneo lançado pelos militares ao ter se dirigido ao quartel de Quito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário