quarta-feira, 8 de junho de 2011

Reassentamentos = Famílias trocam margem de rio por casa no Sítio Cercado


principal

A Prefeitura de Curitiba entregou nesta quarta-feira (8) casas e sobrados do empreendimento Moradias Sítio Cercado IV, na Regional Bairro Novo, para 40 famílias que viviam em situação de risco na margem do rio Belém, na Vila Torres. As unidades foram construídas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), com recursos da Prefeitura e do governo federal. 
“Com esta obra, estamos mudando a vida de famílias que viviam inseguras em áreas sujeitas a alagamentos. Agora, elas viverão tranquilas em um imóvel próprio, contando com toda a infraestrutura e equipamentos públicos”, diz o prefeito Luciano Ducci. O investimento nas obras foi de R$ 1,46 milhão.
As 40 unidades entregues fazem parte de um total de 41 casas e 14 sobrados que integram o projeto do Moradias Sítio Cercado IV, que fica em frente ao Parque do Semeador. O empreendimento foi criado especialmente para receber famílias que vivem em situação de risco na Vila Torres. Esta foi a última etapa de reassentamento e completou a ocupação das 55 unidades.
As unidades do Moradias Sítio Cercado IV tem de um a três quartos e cada família, de acordo com sua composição, recebe uma unidade adequada às suas necessidades. "Para as famílias, será uma mudança de condição, pois passarão a morar em casas e sobrados de alvenaria, em um empreendimento regular do programa habitacional do município, com direito garantido a uma escritura", afirmou o presidente da Cohab João Elias de Oliveira.
A implantação do loteamento conta com infraestrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e ruas pavimentadas. Próximo ao empreendimento existe uma escola municipal e será inaugurado um CMEI (creche). O bairro conta ainda com Unidade de Saúde, Armazém da Família e o Clube da Gente.
Maria Rita Barbosa, 69 anos, está morando no local desde outubro do ano passado. Ela garante que os novos moradores terão uma vida muito melhor da que levavam na beira de rio. “Aqui é uma maravilha. Faço exercícios na academia do parque duas vezes por dia. Minha saúde está ótima. Tenho certeza que todos os novos moradores vão adorar”, afirma.
A  entrega das casas contou com a presença do secretário municipal de Relações com a Comunidade, Fernando Guedes; do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Hermínio Basso; da administradora regional do Bairro Novo, Elci Dulce Sfredo, e dos vereadores João do Suco, líder do governo na Câmara, Odilon Volkmann, Tico Kuzma e Denílson Pires. "A casa própria é um sonho realizado e resgata uma condição digna para as famílias", disse João do Suco.
principal
Vida nova
O coletor de material reciclável Pedro de Souza Leal, 58 anos, não conteve a emoção e derramou lágrimas enquanto recebia as chaves de sua nova casa das mãos do presidente da Cohab. “Esperei 36 anos para ter uma casa digna. Nunca vou esquecer esse dia. É muita felicidade”, disse ele, que vai morar na casa nova com a esposa Aparecida, 55 anos e o filho Brendo, de 12.
Ela conta que a situação da família estava complicada na Vila Torres. “Nossa casa de madeira era muito antiga e estava caindo. Quando chovia alagava tudo, uma desgraça. Agora tudo será diferente, este lugar é lindo. Estamos muito agradecidos”, destaca.
Diva Aparecida Silvério, 49 anos, recebeu um sobrado onde vai morar com o marido e três filhos. “Adoramos aqui. O lugar nos oferece tudo que precisamos. Estamos muito felizes em deixar uma condição ruim que a gente vivia na vila para mudar para cá e começar uma nova vida”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário