sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Música e poesia em homenagem aos professores


principal

Os profissionais que trabalham na sede da Secretaria Municipal da Educação, no Edifício Delta, foram homenageados nesta sexta-feira (14) por crianças do projeto Contadores de História, formado por estudantes da Regional Bairro Novo. A homenagem é parte das comemorações do Dia do Professor, celebrado neste sábado, 15 de outubro.
"Nossos professores e todos os demais profissionais da educação estão de parabéns pela data", disse a secretária municipal da Educação, Liliane Sabbag. "Esses profissionais são especiais, dedicam-se com muito comprometimento a todos os estudantes, continuam cada vez mais se aperfeiçoando para melhorar a qualidade de ensino em nossa cidade e plantando os sonhos de nossas crianças."
A homenagem começou com a apresentação musical de violino feita por um estudante da Escola Municipal Bairro Novo do Caic Guilherme Lacerda Braga Sobrinho, no Sítio Cercado.
Depois, entraram em cena os contadores de histórias das escolas Municipais José Cavalin e Paulo Freire, também do Sítio Cercado. Eles declamaram poesias sobre os dias do Professor e o do Servidor, celebrado em 28 de outubro.
Histórias - O projeto Contadores de História, do Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo, começou em 2010 e é coordenado pela professora Marilene Leite Carvalho.
Neste ano, o projeto ampliou seu público. Além de trabalhar com estudantes de 14 escolas do ensino fundamental, ele agora atende a 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), uma Unidade de Educação Integral (UEI) e seis escolas com Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é estimular as linguagens oral e escrita por meio da leitura e contação de histórias.
O projeto também está no Programa Comunidade Escola, que oferece atividades gratuitas nas escolas nos fins de semana. Cerca de 15 crianças estão preparadas para atender a comunidade que visita as bibliotecas das escolas do Bairro Novo abertas nos fins de semana.
Investimentos - A valorização e o investimento nas carreiras dos profissionais da educação fazem parte das ações adotadas pela Prefeitura de Curitiba para garantir ensino público de qualidade. As ações vão desde a construção de novas escolas e creches, contratação e capacitação de profissionais até o lançamento de programas como o Comunidade Escola e a Rede Municipal de Bibliotecas Escolares.
O investimento nas carreiras dos profissionais da educação inclui a oferta dos cursos de capacitação profissional. O principal instrumento de capacitação é a Semana de Estudos Pedagógicos, que garante 20 horas de capacitação.
 
Outros cursos de formação continuada são oferecidos ao longo do ano para que os profissionais atualizem conhecimentos e contribuam para a melhoria da qualidade do ensino na cidade.
Os resultados são claros. Pela terceira vez consecutiva, Curitiba teve o melhor desempenho entre as capitais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador do Ministério da Educação criado para medir a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.
A cidade obteve 5,7 na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série). A nota de Curitiba ficou acima da média nacional de 4,6 e vem crescendo a cada avaliação. Em 2007, Curitiba teve índice de 5,1, e em 2005, de 4,7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário