quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

João Ubaldo: "Bahia tem descaso horroroso com patrimônio"


João Ubaldo Ribeiro é amante da Ilha de Itaparica, Bahia, desde 23 de janeiro de 1941

O escritor João Ubaldo Ribeiro poderá dar alívio aos que desconfiam do poder de uma crônica. E que Rubem Braga nos ouça. Com 655 palavras, em "Adeus, Itaparica", Ubaldo conquistou o apoio de escritores, artistas, professores, jornalistas e demais profissões, como dizem os radialistas, para a defesa da Ilha de Itaparica, ameaçada pela construção de uma ponte sobre a Baía de Todos-os-Santos, anunciada pelo governador baiano Jaques Wagner (PT).

Em solidariedade ao romancista itaparicano, e contra o projeto bilionário da ponte de 13km, nasceu o manifesto "Itaparica: ainda não é adeus", que conta com as assinaturas do cineasta Cacá Diegues, dos escritores Luis Fernando Verissimo, Milton Hatoum, Sonia Coutinho, Jomard Muniz de Britto, Hélio Pólvora e Edson Nery da Fonseca, do jornalista Sebastião Nery, além de companheiros da "Geração Mapa" (aglutinada por Glauber Rocha), como o poeta Fernando da Rocha Peres, os artistas plásticos Sante Scaldaferri e Ângelo Roberto, o ex-procurador-geral da Bahia Antonio Guerra Lima, entre outros.

- Vejo que não estou falando no vazio. A Ilha de Itaparica não é um patrimônio só dos itaparicanos. É um patrimônio brasileiro - declara Ubaldo, em entrevista a Terra Magazine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário