quinta-feira, 2 de junho de 2011

Luciano Ducci decreta luto oficial pela morte de Maria Christina de Andrade Vieira

principal



O prefeito Luciano Ducci lamentou a morte de Maria Christina de Andrade Vieira, ex-presidente da Fundação Cultural de Curitiba, nesta quinta-feira (2). "O Paraná perde uma pessoa admirável. Maria Christina tinha um perfil realizador e era uma entusiasta das causas paranaenses, principalmente na área de cultura e de incentivo ao desenvolvimento intelectual", disse Luciano Ducci, que decretou luto oficial no Município por três dias.
O corpo de Maria Christina será velado a partir das 21 horas de hoje, na Capela Vaticano, rua Desembargador Hugo Simas, 26, esquina com Albino Silva (atrás do Cemitério Municipal). Às 11 horas desta sexta-feira (3), haverá uma cerimônia de despedida para familiares e amigos. O corpo será cremado. 
Havia poucos dias, Maria Christina tinha pedido afastamento da Fundação Cultural para tratamento de saúde. "Só temos a enaltecer a dedicação que Maria Christina mostrou na presidência da Fundação Cultural, mesmo já enfrentando problemas de saúde. Até onde conseguiu, Maria Christina foi uma trabalhadora incansável pelo bem de nossa cidade."
Maria Christina havia pedido a amigos e parentes que não comprassem flores para seu funeral. Em vez disso, Maria Christina disse que preferia que fossem feitas doações em seu nome para o Hospital Erasto Gaertner, especializado no tratamento de câncer.
Maria Christina lutava contra a doença e sempre destacou o excelente atendimento que recebeu no Erasto Gaertner, por isso pediu apoio ao hospital em vez de flores.
Para mais informações sobre doação ao Erasto Gaertner, ligue para 0800-643-4888.
Nascida em Curitiba, Maria Christina de Andrade Vieira era formada em Filosofia, com licenciatura em Psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Ela era especialista em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná; em Marketing pela PUC-PR e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); em História da Arte pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).
Maria Christina foi professora de Filosofia da PUC-PR e, em 1987, ingressou no antigo Banco Bamerindus, na área de Promoções e Eventos. No Bamerindus, foi diretora executiva da Associação Cultural Avelino Vieira, por ela criada, diretora de Infraestrutura e membro da holding do banco, além de idealizadora do Natal no Palácio Avenida, que completou 20 anos em 2010 e é um dos principais espetáculos natalinos do Brasil.
Como presidente da Associação Comercial do Paraná, foi a primeira mulher a presidir uma associação comercial no Brasil.
Maria Christina recebeu 63 prêmios na área de Marketing Cultural, entre eles o Diploma de Grão Mestre da Ordem Rio Branco, concedido pela Presidência da República. Era integrante dos conselhos da Federação das Indústrias do Estado Paraná e da Associação Comercial do Paraná.
A convite de Luciano Ducci, Maria Christina havia assumido a presidência da Fundação Cultural de Curitiba em dezembro último.
Gestão inovadora
Maria Christina deixou uma importante lista de realizações na FCC. "A descentralização das ações culturais, a criação do projeto Curitiba(nós) e o empenho para a reabertura da Pedreira Paulo Leminski foram destaques da sua gestão", disse Roberta Storelli, que na última quarta-feira (1) assumiu a presidência da Fundação Cultural em substituição a Maria Christina, que havia pedido afastamento para tratamento de saúde.
Para o assessor de Maria Christina e agora novo superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Beto Lanza, suas características pessoais e profissionais imprimiram um modelo novo de gestão na área da cultura. “Destaco o entusiasmo e o aspecto inovador do seu trabalho, somado à abertura que deu para a cidade repensar a sua identidade cultural por meio do projeto Curitiba(nós)”, afirmou.
Lançado em março para celebrar o aniversário de 318 anos da cidade, o Curitiba(nós) foi um dos novos projetos implementados por Maria Christina. Uma exposição interativa na Casa Romário Martins foi o ponto de partida para a reflexão sobre o que é ser curitibano. Diversas ações foram feitas para motivar a discussão e trazer à luz diferentes visões e abordagens sobre a cidade e seus habitantes, permitindo uma melhor compreensão sobre a multiplicidade da Curitiba contemporânea.
Além da exposição, que já reuniu um público de mais de 75 mil pessoas, principalmente estudantes, o projeto teve como um dos pontos altos a mesa-redonda “Quantas Curitibas... A Cidade em Diálogo”, que reuniu grande público no Memorial de Curitiba para ouvir as impressões e trocar ideias com Cristóvão Tezza, José Carlos Fernandes e Antonia Schwinden sobre Curitiba e o jeito de ser dos curitibanos.
Outra novidade foi o blog do projeto www.curitiba-nos.blogspot.com, permanentemente atualizado com notícias, vídeos e entrevistas com artistas, produtores, personagens e personalidades que vivenciam a vida cultural curitibana.
Maria Christina empenhou-se na luta pela reabertura da Pedreira Paulo Leminski, junto a comunidade e personalidades do meio cultural, para devolver à cidade esse espaço que considerava fundamental para reinserir Curitiba no circuito dos grandes shows e espetáculos.
Também deixou sua contribuição na 29ª Oficina de Música de Curitiba, no Carnaval de Curitiba e nos diversos eventos comemorativos do aniversário da cidade, sempre consolidando a política de descentralização das ações culturais, levando de forma ampla e democrática, à maior parte da população, os benefícios do contato com a arte e a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário